O atacante Abuda, que defendeu as cores de Corinthians e Vasco e foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2003, possui diversas histórias sobre sua trajetória como jogador. Muitas dessas recordações são da sua passagem pelo clube de São Januário entre 2007 e 2008, onde conviveu com dois ícones do futebol: Romário e Edmundo, que tinham uma relação muito conturbada.
Em uma entrevista ao Mirante News, Abuda relembrou um episódio em que Romário era tanto jogador quanto treinador do Vasco. Ele compartilhou que, durante os treinos, enquanto Romário convocava os jogadores, Edmundo frequentemente optava por não participar.
— Rapaz, era complicado… A gente descia para treinar, o Romário chamava e o Edmundo ficava lá jogando damas. Ele (Romário) fazia o treino e o Edmundo treinava sozinho com o preparador físico atrás do gol. Mesmo rolando um rachão, ele não participava — contou.
Abuda durante passagem pelo Vasco da Gama — Foto: Reprodução
Além disso, Abuda revelou que, sem perceber, pode ter sido um fator na saída de Romário do Vasco. Na época, enquanto ganhava a confiança do Baixinho, o então presidente Eurico Miranda buscava um atacante diferente como titular.
— Houve um jogo contra o Botafogo, eu estava no banco, e a gente estava perdendo por 2 a 0 no Maracanã. O Romário estava no camarote, entrou no vestiário e pediu para me colocarem no lugar do Alan Kardec. Entrei, participei da jogada dos gols e conseguimos empatar. No fim, porém, houve um pênalti contra e o Lúcio Flávio fez o 3 a 2 para eles — relembrou.
Abuda foi revelado pelo Corinthians — Foto: Fernando Pilatos / Futura Press
Então, durante aquela semana, Abuda treinou como titular, mas ao chegar no vestiário, ficou surpreso ao notar a ausência de Romário. O auxiliar Alfredo Sampaio o informou que ele não jogaria, e Abuda logo descobriu que isso estava ligado ao pedido de Romário para sair do clube em função da escolha de Eurico em colocar Alan Kardec no seu lugar.
— Naquela semana treinei como titular e, ao chegar, vi que o Romário não estava. O Alfredo Sampaio me chamou e disse que eu não jogaria. Depois soube que o Romário saiu porque o Eurico pediu para botar o Kardec no meu lugar — finalizou.
Quem é Abuda?
Atualmente com 39 anos, Abuda continua sua carreira no futebol e acaba de assinar contrato com o Oratório, do Amapá, com expectativa para a temporada de 2026.
Nascido em São Luís, no bairro Monte Castelo, Adailson Pereira Coelho se mudou jovem para São Paulo, onde iniciou sua carreira nas categorias de base do Juventus-SP. Aos 15 anos, transferiu-se para o Corinthians, conquistando dois títulos da Copinha e se destacando como artilheiro em uma das edições. Em 2003, foi vice-campeão do Sul-Americano sub-17 contra a Argentina de Messi e conquistou o Campeonato Mundial da categoria ao vencer a Espanha na final.
Abuda também teve experiência internacional, jogando em equipes da Alemanha, Bélgica e Japão. No Maranhão, atuou brevemente por Moto Club, Sampaio Corrêa e Pinheiro, tornando-se uma figura conhecida no futebol nacional.
Fonte: ge







