Acervo histórico digital do Vasco registrou mais de 400 mil acessos em 2024; historiador do clube faz comentários

No começo de 2024, o Vasco, ciente de sua importância como instituição social e do interesse da nação vascaína pela rica história do Clube e do esporte, lançou o seu acervo digital de forma gratuita.

Desde o remo até o futebol, todos terão a oportunidade de reviver, pesquisar e consultar os registros históricos que marcam a trajetória de lutas, conquistas e triunfos do Vasco da Gama. No Acervo Digital Vasco, acessível pelo site historiavascaina.com.br, o torcedor poderá explorar mais de 30 mil páginas de conteúdo.

A consultoria histórica e a disponibilização de cópias do acervo servem tanto para auxiliar iniciativas internas do próprio Clube, quanto para atender pedidos externos: jornais, revistas, emissoras de rádio, canais de televisão, sites e outros veículos de comunicação.

“A digitalização é parte fundamental de um processo abrangente voltado à preservação do acervo do Gigante da Colina, que inclui a captação, catalogação, conservação preventiva, restauração e armazenamento. Além de nosso acervo, buscamos adquirir itens de outras instituições que estejam relacionados à nossa história. Por fim, oferecemos tudo isso gratuitamente à sociedade e, especialmente, à torcida vascaína” – esclareceu Walmer Peres, historiador do Vasco e coordenador do Centro de Memória, setor encarregado do acervo.

Na plataforma digital vascaína, o torcedor encontra uma vasta coleção de jornais e revistas publicados pelo Clube ao longo de mais de um século. Além disso, o usuário tem acesso a Obras Raras, como a Resposta Histórica, e Obras Gerais, que incluem relatórios, estatutos, regimentos e súmulas.

Para acessar, é só clicar no link abaixo:

www.historiavascaina.com.br

(Site Acervo Digital do CRVG)(Site Acervo Digital do CRVG)(Imagem do Acervo, equipe de 1956)(Imagem do Acervo, equipe de 1956)

Fonte: Site Oficial do Vasco