O Vasco oficializou a contratação de Josef Souza, ex-jogador do Istambul Basaksehir, da Turquia. O acordo para a chegada do meio-campista nesta janela de transferências foi firmado com o auxílio do staff do atleta.
Segundo informações apuradas pela Agência RTI Esporte, Souza, aos 35 anos, demonstrou interesse em participar do projeto de reconstrução do clube e, consequentemente, abriu mão do vultuoso salário que recebia na Europa. O jogador recebia 200 mil euros mensais (equivalente a R$ 1,2 milhão, na cotação atual).
O contrato estabelecido terá validade até dezembro de 2026, com vencimentos no valor de R$ 700 mil. As tratativas para a contratação do meio-campista foram conduzidas pelo presidente do Vasco, Pedro Paulo de Oliveira, conhecido como Pedrinho, e pelo diretor técnico Felipe Loureiro, grandes entusiastas do retorno do atleta ao clube.
O Vasco concordou em realizar o pagamento de luvas generosas de maneira parcelada, viabilizando assim o retorno de Souza ao time. Os detalhes financeiros foram mantidos em sigilo, em conformidade com uma cláusula de confidencialidade acordada entre as partes.
Vale ressaltar que o jogador foi revelado pelo clube carioca. Após contribuir para a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro em 2009, ele seguiu sua carreira no exterior, com passagens de destaque por times como Porto, Fenerbahçe, Al-Ahli Jeddah, Besiktas, Beijing Guoan e Basaksehir.
Durante esse período, Souza conquistou nove títulos internacionais. Destaca-se a Liga Europa, vencida na temporada 2010/2011. Além disso, teve breves passagens por Grêmio, entre 2012 e 2013, e São Paulo, de 2014 a 2015.
Fonte: RTI Esporte