Neste sábado, Cauan Barros se prepara para seu sétimo jogo como titular sob o comando de Fernando Diniz, enfrentando o Cruzeiro. O volante de 21 anos poderia ter tido um destino diferente nesta temporada.
O Cruzeiro fez pelo menos duas propostas ao Vasco na última janela de transferências, tentando contratar Barros, que se destacou durante seu empréstimo ao América-MG. O bom desempenho do jogador motivou a diretoria vascaína a antecipar seu retorno a São Januário.
O clube já via Barros como uma peça valiosa para o elenco, destacando-se não só por sua juventude, mas também pelo potencial de desenvolvimento. As ofertas do Cruzeiro foram avaliadas como insuficientes, levando o Vasco a recusar ambos os avanços.
O contrato de empréstimo com o América-MG se estendia até dezembro, mas o Vasco oficializou o retorno de Barros no início de agosto, após a aprovação de Fernando Diniz. O clube também garantiu a renovação do contrato até dezembro de 2027, além de um aumento salarial.
Desde seu retorno, Barros rapidamente conquistou um novo papel no time titular, aproveitando as oportunidades no meio-campo e ganhando a confiança do treinador com suas atuações.
O crescimento de Barros ocorreu em meio a uma série de lesões que afetaram outros jogadores do meio-campo, como Jair, Tchê Tchê e Thiago Mendes, que foram parar no departamento médico. Desde que se tornou titular, o Vasco não sofreu derrotas, contabilizando seis jogos invictos.
Barros se destacou nos clássicos contra o Botafogo pela Copa do Brasil e foi um dos principais jogadores em campo contra o Flamengo. Em confrontos contra Ceará e Bahia, suas jogadas resultaram em cartões vermelhos para os adversários.
Vasco e Cruzeiro se enfrentarão neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário, na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge