Análises do VAR sobre possíveis penalidades e simulação em confronto entre Vasco e Grêmio

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste domingo as análises do VAR em três lances controversos do jogo entre Vasco e Grêmio, realizado…

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste domingo as análises do VAR em três lances controversos do jogo entre Vasco e Grêmio, realizado em São Januário, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entre os momentos de destaque, os torcedores do Grêmio questionaram um possível pênalti de Lucas Piton, enquanto a equipe do Vasco reivindicou uma penalidade por uma suposta falta de Rodrigo Ely.

Provável penalidade de Lucas Piton

O lance ocorreu aos 42 minutos do primeiro tempo. Após um cruzamento vindo pela esquerda, Diego Costa, jogador do Grêmio, tentou dominar a bola dentro da área, mas ela escapou e acabou batendo no braço do lateral-esquerdo do Vasco. Após a revisão do VAR, Flávio Rodrigues de Souza optou por manter a decisão tomada em campo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na revisão, os árbitros de vídeo entenderam que Piton, ao perceber que a bola iria tocar em seu braço, o recolheu, embora tenham ressaltado que foi “um movimento de reação” e não uma “ação deliberada”. Entretanto, recomendaram a revisão por considerarem que “o braço não estava em posição natural”.

Para Flávio Rodrigues de Souza, a ação de Piton foi uma disputa natural. Portanto, ele interpretou o lance como algo comum e não identificou uma ação de obstrução. Assim, decidiu por não marcar a penalidade.

Provável penalidade de Rodrigo Ely

Já a jogada contestada pelo Vasco ocorreu aos 4 minutos do segundo tempo. Neste momento, Galdames reclamou de ter sido derrubado pelo zagueiro Rodrigo Ely, do Grêmio, dentro da área. O VAR não solicitou a revisão do árbitro e o jogo seguiu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na análise, os árbitros de vídeo debateram e concordaram que o lance foi imprudente. Contudo, como a bola estava em disputa e nenhum dos jogadores tocou nela, concluíram que o contato foi casual devido à disputa de espaço.

Simulação de Rossi

Por fim, a revisão que gerou menos controvérsia foi sobre um possível pênalti sofrido por Rossi, ainda no primeiro tempo. Na ocasião, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza consultou o VAR e, ao anular a penalidade, também advertiu o atacante do Vasco com um cartão amarelo por simulação.

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.