Anderlecht faz proposta de empréstimo ao Vasco por Rayan

Antes de tudo, o Anderlecht, da Bélgica, está tentando a contratação do centroavante Rayan Rocha, do Vasco. Inicialmente, o jogador não faz parte dos planos do técnico Rafael Paiva para o restante da temporada. Além disso, ele está sendo sondado por outros clubes europeus.

Agência RTI Esporte descobriu que a diretoria vascaína recebeu uma proposta dos belgas para um empréstimo, com a opção de compra dos direitos econômicos no final do empréstimo, e está considerando a transferência do jovem nesta janela de transferência.

Em decadência no clube, Rayan perdeu sua posição na equipe comandada por Rafael Paiva. o número 77 não tem sido utilizado pelo treinador desde 21 de julho, quando o Vasco venceu o Atlético-GO por 1 a 0, no Estádio Antônio Aciolly, em Goiânia, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Em primeiro momento, os representantes do jogador estão analisando os termos apresentados pelo Anderlecht para progredir na conclusão do acordo. O clube terá uma agenda cheia nesta temporada, já que disputará três competições: a Liga Europa, o Campeonato Belga e a Taça da Bélgica.

Desde que se juntou ao elenco do Vasco em 2023, Rayan começou a perder espaço devido aos resultados negativos no Brasileirão. Com a equipe em decadência, Rafael Paiva optou por escalar jogadores mais experientes. Com a ascensão de Adson, a jovem promessa perdeu sua titularidade.

De acordo com a apuração da reportagem, Rayan tem contrato com o Vasco até dezembro de 2025. A cláusula de rescisão é de 80 milhões de euros (R$ 481 milhões, na cotação atual). O clube ainda não iniciou conversas para renovar o contrato do jogador.

Revelado nas categorias de base do Vasco, Rayan conquistou seis títulos: Campeonato Carioca Sub-20 (2023), Campeonato Carioca Sub-17 (2021 e 2020), Copa Rio Sub-17 (2022), Recopa Carioca Sub-17 (2021) e Torneio Otávio Pinto Guimarães (2024).

Desde que foi promovido ao time principal, ele participou de 25 jogos, marcou dois gols e acumulou 982 minutos em campo. Os números foram somados considerando suas atuações na Série A do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Carioca entre 2023 e 2024.

Fonte: RTI Esporte