Apoio da torcida do Vasco destaca bom momento de Zé Gabriel, que é comparado a craques do futebol europeu

O volante Zé Gabriel evoluiu no Vasco da Gama desde a chegada do técnico Ramón Díaz, e tem recebido sequência entre os titulares.

Um dos jogadores mais em evidência no Vasco, durante a sequência inédita de três jogos sem perder, é Zé Gabriel. O volante sempre foi alvo de muitas críticas dos torcedores, mas sob o comando de Ramón Díaz, tem se destacado. Aos poucos, está conquistando a confiança de que pode se tornar o “camisa 5” tão procurado em São Januário.

Comparação com craques europeus

Após a sua última atuação, os torcedores vascaínos têm se divertido nas redes sociais, criando comparações entre Zé Gabriel e grandes jogadores da posição, como o brasileiro Casemiro, o alemão Gündoğan, o alemão Toni Kross e o croata Modric. Essas comparações são feitas de forma descontraída, mas mostram uma grande evolução para um jogador que era chamado de “Zé Delivery” desde sua passagem pelo Internacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Valorização do Zé Gabriel no time

A contratação de Gary Medel tinha como objetivo resolver o problema do meio-campo defensivo. No entanto, a comissão técnica decidiu testar o chileno na zaga, ao lado de Léo, e essa mudança tem funcionado bem. Com isso, Zé Gabriel ganhou espaço novamente, deixando Barros e Jair para trás, que revezaram durante o péssimo desempenho do time no primeiro turno.

Na última vitória contra o Atlético no Maracanã, Zé Gabriel cometeu apenas um erro de passe e foi muito eficiente na marcação, demonstrando bom posicionamento central e ajudando na defesa. Desde que ele voltou a jogar, o Vasco sofreu apenas um gol, nos minutos finais do primeiro tempo contra o RB Bragantino.

Discurso emocionante do Zé Gabriel

No vestiário do Maracanã, Zé Gabriel quis fazer um pronunciamento e elogiou a determinação do lateral Gabriel Dias, que se lesionou novamente após uma recuperação de 13 meses de uma cirurgia no joelho. O jogador ficou emocionado (veja o vídeo no final da matéria). A liderança do Zé Gabriel, mesmo com apenas 24 anos, é outra qualidade que vem se destacando. Antes da partida, ele já havia dedicado a vitória à torcida, que lotou o estádio.

“Estamos nos acostumando a vencer, mas sempre com trabalho durante a semana, sem se acomodar. Não podemos achar que está tudo bem, porque ainda não está. Não podemos nos sentir confortáveis. Sabemos o que queremos alcançar e onde podemos chegar. Temos que continuar!”, disse Zé Gabriel.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Recuperação de jogadores renegados por Ramón

Além de Zé Gabriel, outros jogadores estão ressurgindo de forma surpreendente nessa nova fase da equipe. Buscando mais consistência defensiva, Ramón Díaz escalou o zagueiro Robson Bambu como lateral-direito nas últimas três partidas. Embora não seja habilidoso com a bola nos pés, pelo menos o jogador evita exposição do time pelo seu setor, algo que ocorria frequentemente sob o comando de Maurício Barbieri.

O antigo titular, Puma Rodríguez, vinha tendo atuações ruins, principalmente na marcação. Por isso, sequer foi relacionado para o jogo contra o Atlético. Com mais uma lesão de Gabriel Dias e a falta de confiança em Paulo Henrique, outra opção, é provável que Robson Bambu continue no time titular.

Os próximos desafios do Vasco para sair da zona de rebaixamento serão contra o Palmeiras, domingo, no Allianz Parque, e diante do Bahia, também fora de casa, na semana seguinte.

Fonte: Jogada 10


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.