Na batalha pela permanência na elite do futebol, o Vasco da Gama não tem sabido aproveitar a força de seu estádio, o caldeirão de São Januário. Sem vencer em casa no Campeonato Brasileiro desde maio, o Cruz-Maltino entrou em alerta, ciente de que para evitar o rebaixamento precisará melhorar seu desempenho diante da torcida.
Atualmente, o Vasco ocupa a posição de terceiro pior mandante do Brasileirão, superando apenas Santos e Sport, embora tenha jogado uma partida a mais do que o clube paulista. Em 11 jogos em casa, conquistou apenas três vitórias (uma delas sob o comando de Fernando Diniz), somou quatro empates e sofreu quatro derrotas, resultando em um aproveitamento de 39,3%.
Sob a gestão de Fernando Diniz, o Vasco venceu somente uma das sete partidas em casa no Campeonato Brasileiro. Além disso, acumulou três empates e três derrotas, anotando nove gols e sofrendo 11, o que representa um aproveitamento de apenas 28,6% em jogos como mandante.
O Cruz-Maltino esteve perto de vencer o Ceará, mas, mesmo jogando com um atleta a mais, deixou escapar a vitória e terminou empatando em 2 a 2. Atualmente, as estatísticas indicam que o Vasco apresenta um risco de rebaixamento de 33,1%, conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.
Com a situação crítica, o Vasco enfrenta uma sequência de jogos desafiadores. O próximo compromisso será contra o Flamengo, no domingo (21), às 17h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão. Em seguida, o clube receberá o Bahia e o Cruzeiro, antes de visitar o Palmeiras. Posteriormente, terá confrontos diretos com o Vitória, em casa, e Fortaleza, fora.
Fernando Diniz em treino do Vasco – Foto: Matheus Lima/Vasco
Fonte: O Dia