Pouco mais de um mês após retornar de empréstimo, Barros conquistou um novo espaço no time de Fernando Diniz. O volante de 21 anos aproveitou as oportunidades no meio-campo e se destacou com atuações sólidas, o que lhe garantiu a titularidade. Neste domingo, ele começará sua quarta partida consecutiva desde que voltou a São Januário, enfrentando o Ceará.
Essa oportunidade surgiu, em grande parte, devido a uma série de desfalques no setor. Nas últimas semanas, quatro jogadores do meio-campo se machucaram: Jair, Tchê Tchê, Thiago Mendes e Paulinho.
Barros, Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Tchê Tchê é um dos principais titulares, mas sofreu um edema na coxa durante a partida contra o Corinthians e ficou fora de dois jogos. Ele voltou a sentir a mesma lesão nos primeiros minutos do clássico contra o Botafogo e não deve ser relacionado para o confronto deste domingo. Já Thiago Mendes, recém-chegado ao Vasco, ainda não se firmou na equipe e não atua há duas partidas devido a um problema na panturrilha.
A situação mais crítica envolve Jair, que ficará fora por meses após sofrer múltiplas lesões ligamentares no joelho, incluindo uma ruptura parcial do ligamento cruzado anterior.
Felizmente, Paulinho já foi reintegrado à equipe, embora não tenha jogado nas últimas partidas devido a dores lombares que o afastaram dos gramados. Desde o dia 22 de julho, ele não entra em campo, desde o jogo contra o Independiente del Valle, pelos playoffs da Sul-Americana.
Cauan Barros comemora classificação do Vasco diante do Botafogo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Diante desse cenário, Barros tem se mostrado uma escolha acertada, impressionando a comissão técnica com seu retorno rápido após o empréstimo ao América-MG e sua intensa marcação, uma característica que faltava entre os outros jogadores do setor.
Além disso, o volante teve um papel fundamental na classificação para as semifinais da Copa do Brasil, recebendo elogios de Fernando Diniz em coletiva após a partida de ida em São Januário.
— O menino foi muito bem, tem futuro brilhante pela frente. O Barros, em 2021, na minha primeira vez aqui, era do sub-17, da turma do Andrey Santos e Marlon Gomes. Ele estava na lista que subiria se eu continuasse. Quando teve a chance de voltar, foi uma alegria. Estava bem no América-MG. Ele está se destacando nos treinos e jogou muito bem hoje — disse Diniz.
Diniz já havia notado Barros durante sua primeira passagem pelo clube, na Série B de 2021. Após consenso com a diretoria, foi solicitado o retorno do volante que estava emprestado ao América-MG.
Barros voltou a São Januário no início de agosto, depois de se destacar em Belo Horizonte. Ele começou a atuar na derrota contra o Corinthians, entrando no segundo tempo, e desde então, passou a ser titular em três partidas: duas contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, e uma contra o Sport, pelo Brasileirão. Ao todo, ele já contabiliza 306 minutos em campo pelo Vasco.
Além dos desfalques já mencionados contra o Ceará, o Vasco também não contará com Hugo Moura, que também poderia atuar como primeiro volante, devido à suspensão após receber o terceiro cartão amarelo. A partida ocorrerá neste domingo, às 20h30, em São Januário, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Fonte: ge