A terceira e última partida do Grupo B acontece nesta terça-feira (01/10), quando o R10 Score Vasco da Gama voltará a jogar, agora contra o KTO Minas, às 17h30, em busca da liderança da chave, com ambos os times já classificados para as semifinais. De acordo com as regras do Torneio de Abertura NBB, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais que acontecerão na quinta-feira (03/10). A competição conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).
Com um início empolgante e cheio de acertos, o Caxias do Sul Basquete conseguiu abrir uma vantagem de 19 a 11, com uma performance destacada de Isaac, alas de 34 anos. O comandante do R10 Score Vasco da Gama, Léo Figueiró, pediu tempo e, após a pausa, o Cruzmaltino retornou mais ajustado, reduzindo a diferença para 21 a 20 ao fim do primeiro quarto. Isaac foi perfeito, marcando dez pontos em dez arremessos possíveis e o time gaúcho teve uma boa porcentagem nas bolas de três, acertando cinco em nove tentativas, em contraste com as duas em cinco dos cariocas.
Na arrancada inicial do segundo período, o Caxias do Sul lançou um ataque fulminante de 11 a 0, ampliando assim a sua vantagem. Vini Chagas, ala/pivô do Gambasquete, se destacou nesse trecho, anotando 12 pontos em 14. O R10 Score Vasco da Gama tentou uma reação, mas o rival venceu a parcial por 20 a 14 e foi para o intervalo liderando por 41 a 34.
Ao retornar para o terceiro quarto, foi a vez do Gigante da Colina retomar o controle da partida. Com uma defesa mais sólida e um jogo coletivo mais afinado, Marquinhos, Scheuer e Eddy foram os responsáveis por liderar a recuperação do R10 Score Vasco da Gama. O período terminou em 21 a 14, empatando o jogo em 55 a 55.
O time carioca continuou lutando no quarto final, criando uma leve vantagem no início. Entretanto, o Caxias batalhou mais uma vez para igualar a partida em 65 a 65. O R10 Score Vasco da Gama se mostrou mais preciso nos arremessos de três pontos, abrindo uma nova vantagem que, apesar da resistência do adversário, não ficou em perigo. A lenda Shamell, do Caxias do Sul Basquete, brilhou ao marcar 16 dos seus 30 pontos no quarto decisivo. Contudo, no duelo entre as estrelas do NBB CAIXA, Marquinhos teve um suporte mais eficiente do seu time, garantindo a vitória por dois pontos.
Quem mais ajudou Marquinhos e se destacou como cestinha do R10 Score Vasco da Gama foi o ala/pivô Rafael Paulichi, com 17 pontos e sendo o maior reboteiro, com nove rebotes capturados. O camisa 13 comentou sobre a dificuldade da partida e o início da temporada. “Foi um jogo bom, desafiador. Dá para perceber que ainda não estamos na nossa melhor forma, nem na sintonia ideal. Temos muitos erros para corrigir, mas o mais importante é que saímos com a vitória, do jeito que deu. Isso é uma característica nossa. Muita gente não jogou bem, mas conseguimos nos esforçar para conquistar o resultado.” Ele também ressaltou a importância de participar de um torneio preparatório como o Abertura NBB. “É vital para a preparação. Estamos nos conhecendo e isso leva tempo. Este foi nosso primeiro jogo como equipe, entendendo como cada um atua e ajustando preocupações defensivas. Temos muito a crescer”, concluiu o atleta, que também elogiou a presença da torcida vascaína em Brasília.
Do lado do Caxias do Sul Basquete, Isaac, que se destacou no primeiro quarto, terminou como o terceiro maior pontuador do time, com 15 pontos e cinco rebotes. “Estamos apenas no começo de um trabalho que ainda é muito recente. Ainda não treinamos com todos os jogadores juntos. Para nós, está sendo um grande campeonato aqui, uma oportunidade para avaliarmos nossa performance, levar essas lições para Caxias, treinar lá, e melhorar para começar bem no NBB CAIXA,” avaliou de forma positiva. “Temos um time de garotos jovens, que acabaram de sair da LDB. Então, é uma equipe que ainda tem muito a aprender. Esse aprendizado vem através da competição, do treino e do trabalho. Acredito que podemos evoluir bastante durante a temporada,” concluiu o camisa 7.
Fonte: LNB