A FIBA Americas (Federação Internacional de Basquete) e a Consubasquet (Confederação Sul-Americana de Basquete) divulgaram hoje as datas e os grupos para a Liga Sul-Americana de Basquete 2025.
A competição terá início em 3 de outubro e contará com a participação de 16 clubes, distribuídos em quatro grupos com quatro equipes cada. Os jogos das chaves serão realizados em formato de turno único em dias consecutivos. Os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase, onde serão formados dois novos quadrangulares. Após mais um turno único, os primeiros colocados de cada chaves seguem para o Final Four, que contará com semifinais, jogo de terceiro lugar e a grande final.
GRUPO A
- Olimpia Kings (Paraguai)
- CD Jorge Guzmán (Equador)
- Oberá Tenis Club (Argentina)
- Bauru Basket
Datas: 03 a 05 de outubro
Local: Pilar, Paraguai
GRUPO B
- Club Universitario de Sucre (Bolívia)
- Ferro Carril (Argentina)
- Vasco da Gama
- Motilones del Norte (Colômbia)
Datas: 09 a 11 de outubro
Local: Sucre, Bolívia
GRUPO C
- Corinthians
- Quimsa (Argentina)
- Defensor Sporting (Uruguai)
- ABC Camp Importadora Alvarado (Equador)
Datas: 24 a 26 de outubro
Local: São Paulo, Brasil, no Ginásio Wlamir Marques
GRUPO D
- Deportivo San José (Paraguai)
- Regatas Corrientes (Argentina)
- Pinheiros
- CDC Leones de Quilpué (Chile)
Datas: 27 a 29 de outubro
Local: Assunção, Paraguai
A Sul-Americana é considerada o segundo torneio mais importante do continente, atrás somente da Basketball Champions League Americas. Os representantes brasileiros (Bauru Basket, Pinheiros, Vasco e Corinthians) garantiram suas vagas devido ao bom desempenho no NBB, onde terminaram entre a 4ª e a 7ª colocação.
O Brasil possui um relevante histórico de conquistas na competição, que existe desde 1946. Até o início do século XXI, a competição tinha diferentes denominações, como Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões e Campeonato Panamericano de Clubes. A Liga Sul-Americana, como é conhecida atualmente, começou em 1996, também com uma significativa presença de clubes brasileiros nas finais.
Apesar disso, a competição passou por diferentes mudanças ao longo dos anos em relação aos regulamentos, critérios de classificação, países participantes, além de não ter sido realizada em 2020 devido à pandemia de COVID-19 e em 2021 por questões de planejamento.
A edição de 2025 representa o retorno dos clubes brasileiros, que estiveram ausentes em 2023 e 2024 devido a conflitos entre a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e a LNB (Liga Nacional de Basquete). Na última participação do NBB em 2022, o campeão foi o Bauru Basket. Agora, com um acordo entre as instituições, o Brasil retorna à disputa, com a expectativa de revitalização do torneio.
Formatos antigos
- Sírio (8 títulos)
- Franca (6 títulos)
- Monte Líbano e Vasco (2 títulos)
- Corinthians, Rio Claro, Flamengo e Minas (1 título)
Formato atual
- Brasília (3 títulos)
- Vasco e Bauru Basket (2 títulos)
- Uberlândia, Mogi, Flamengo, Sesi Franca e Botafogo (1 título)
Fonte: ESPN