O Vasco da Gama estabeleceu um recorde negativo na temporada 2025/2026 do NBB, mas não há motivos para celebração. Com 10 derrotas nos 10 primeiros jogos, a equipe ocupa a última posição e registra o pior início da história do campeonato, que foi fundado em 2008. O time superou o recorde anterior do Caxias do Sul, que começou a edição de 2016/2017 com nove derrotas.
Essa sequência de insucessos acendeu um sinal vermelho entre os torcedores, especialmente porque o NBB voltou a ter rebaixamento nesta temporada. Com 20 equipes na fase classificatória, as duas piores serão rebaixadas para a Liga Ouro, a segunda divisão do basquete nacional.
Vasco tem o pior início da história do NBB — Foto: Foto: Marcos Limonti/SFB
Na última segunda-feira (17), o Vasco sofreu sua décima derrota de forma contundente, perdendo para o Franca por 103 a 61. Segundo Pedro Maia, comentarista de basquete da Globo, essa diferença de 42 pontos ressalta a preocupação com a equipe e impacta negativamente a liga nacional.
“A campanha do Vasco é extremamente ruim, colocando o clube na história do NBB. Essa situação afeta não só o time, mas também a competitividade do campeonato, uma vez que a equipe não demonstra luta contra adversários mais fortes, como Flamengo e Franca. A desigualdade é evidente e prejudicial,” analisou Maia em entrevista ao ge.
Um dos principais fatores para as derrotas consecutivas do Vasco, que também foi eliminado na fase de grupos da Liga Sul-Americana, é a formação tardia do elenco. A estreia no NBB foi em 18 de outubro, apenas 12 dias após a confirmação dos atletas disponíveis para a temporada. Apenas o técnico Léo Figueiró e três jogadores – Alê Vernizzi, Gustavo Basílio e Juan – permaneceram da temporada anterior.
Léo FIgueiró é o técnico do Vasco — Foto: Mauricio Almeida/R10 Score Vasco
Conforme informações do ge, o atraso na montagem do elenco ocorreu devido a cortes significativos no orçamento. Em julho, o Vasco perdeu seu principal patrocinador de basquete, e um novo parceiro foi anunciado apenas na última segunda-feira, coincidindo com a derrota para o Franca. A expectativa é que novas contratações sejam feitas para ajudar o time a evitar o rebaixamento e, quiçá, conquistar uma vaga nos playoffs do NBB.
Em comunicado, o clube afirmou estar em um período de ajustes, e que os maus resultados refletem essa fase. A diretoria garantiu que a chegada de um novo patrocinador possibilitará reforços no elenco e aumentará a competitividade do time.
“É difícil imaginar uma mudança de desempenho com as mesmas peças. O elenco está abaixo do nível das equipes mais fortes. Para vencer, é necessário incorporar jogadores experientes que possam assumir a responsabilidade técnica. Léo Figueiró, que considero um dos melhores técnicos do NBB, enfrenta um grande desafio,” comentou Pedro Maia.
Felizmente, ainda há tempo para recuperação. Com 38 rodadas na fase classificatória, o Vasco voltará à ação no próximo domingo (23), jogando como mandante às 11h (de Brasília) contra o Brasília Basquete, em busca de sua primeira vitória.
Vasco ainda busca primeira vitória na temporada — Foto: Willian Oliveira
Historicamente, a pior campanha no NBB pertence ao Espírito Santo Basquetebol, que em 2011/2012 conquistou apenas uma vitória em 28 partidas, ocorrida na segunda rodada.
Confira na íntegra o comunicado oficial emitido pelo Vasco
“Todo processo de reestruturação traz desafios e aprendizados, e o nosso início de temporada reflete exatamente esse momento de ajustes. Estamos trabalhando intensamente para aprimorar o basquete do Vasco. Recentemente, firmamos contrato com um novo patrocinador, o Pix das Estrelas — além da Klini, já anteriormente contratada — e isso nos permitirá acelerar nosso planejamento. Estamos próximos de reforçar o elenco e confiantes de que, com esses novos recursos, poderemos apresentar uma evolução significativa em breve. O cenário atual pede uma análise racional, mas também demonstra perspectivas muito promissoras para o futuro.”
– Diretoria do Clube de Regatas Vasco da Gama
Vasco vinha de boas campanhas
Devido a dificuldades financeiras, o Vasco ficou de fora de três temporadas do NBB, mas retornou à competição na temporada 2023/2024. Sob a direção de Léo Figueiró, a equipe terminou a fase classificatória em 4º lugar, mas foi eliminada pelo Bauru nas quartas de final.
Na campanha 2024/2025, o Vasco novamente avançou aos playoffs, alcançando as quartas de final antes de ser derrotado pelo Minas, que se tornaria finalista, em uma série que marcou a aposentadoria de Marquinhos, um dos maiores ícones do NBB.
Fonte: ge



