Basquetebol: Léo Figueiró: ‘A trajetória do Vasco é incrível. Partimos do zero’

O Vasco foi eliminado do NBB 2023-2024 após a derrota para o Bauru no quinto jogo das quartas de final. No confronto realizado no ginásio de São Januário, na terça-feira passada (14), a equipe foi derrotada por 76 a 73 e deu adeus à competição. Apesar da saída, aqueles que pensam que a temporada foi negativa para o clube estão enganados. O retorno à elite do basquetebol, a melhor colocação do clube na história do NBB e as expectativas para o futuro são os principais destaques da temporada do Vasco.

RETORNO NO NBB

O Vasco da Gama anunciou seu retorno à elite do basquetebol brasileiro e, consequentemente, ao NBB, em maio de 2023. O clube não disputava a competição desde 2019, quando encerrou suas atividades no basquete após terminar em 13º lugar.

Com o objetivo de se preparar para a temporada 23-24, o Vasco recebeu fortes patrocínios, formou uma equipe jovem e contratou o treinador Léo Figueiró, ex-Corinthians, para liderar o time no torneio.

As contratações dos armadores Eugeniusz e Cauê Verzola e do ala Paulichi fortaleceram a equipe, que ganhou ainda mais experiência com o retorno de Marquinhos. O ala, três vezes MVP do NBB e ídolo do Flamengo, retornou ao clube depois de 20 anos desde sua estreia pelo Vasco, trazendo consigo títulos importantes e conquistas individuais.

Após confirmar sua presença no NBB, o Vasco almejava repetir as grandes conquistas do basquete vascaíno do final dos anos 90 e início dos anos 2000.

QUARTO COLOCADO NA FASE INICIAL

Na fase classificatória, o time conquistou seu primeiro grande feito: quarto lugar e excelente campanha em casa, com 13 vitórias em 18 jogos no Rio de Janeiro, contando com o apoio da torcida que abraçou o retorno do basquete.

Jogando fora de casa, o Vasco também não decepcionou, somando 11 vitórias em 18 jogos longe do Rio de Janeiro. Esses números expressivos garantiram ao Vasco a quarta melhor campanha da fase inicial do NBB 2023-2024 e uma vaga na Copa Super 8, que reúne os oito melhores clubes da primeira fase.

Nas oitavas de final, o Vasco superou o Pinheiros com facilidade, vencendo os dois jogos e evitando a necessidade do terceiro.

EXPECTATIVAS PARA A SEMIFINAL

Nas quartas de final, o Vasco enfrentou o Bauru, o quinto colocado na fase inicial do torneio. Além da busca pela classificação, o confronto representava a oportunidade de disputar pela primeira vez uma semifinal de NBB.

Com melhor desempenho, o Vasco venceu o primeiro jogo em casa, mas não conseguiu repetir o feito como visitante, dando ao Bauru a virada na série.

No quarto jogo, disputado no Tijuca Tênis Clube, o time carioca venceu na prorrogação, mantendo viva a esperança de alcançar a semifinal do NBB 2023-2024.

DERROTA POR TRÊS PONTOS NO QUINTO JOGO

Vasco 73 x 76 Bauru | Melhores momentos | Quartas de final | NBB 2023-24

O Vasco, com a vantagem de jogar em casa, levou a decisão para o ginásio de São Januário, recebendo cerca de 2 mil torcedores para o jogo decisivo da temporada. O vencedor avançaria para encarar o Flamengo na semifinal.

Durante a maior parte do jogo, a equipe esteve à frente no placar. Porém, alguns erros no final do último quarto, incluindo um lance livre desperdiçado por Marquinhos que poderia ter empatado a partida, resultaram na derrota do Vasco por 76 a 73, marcando a saída da competição.

Apesar da eliminação, a torcida celebrou a equipe no estádio, aplaudindo-os ao final do jogo e demonstrando amor e gratidão por uma temporada que superou as expectativas de torcedores, diretoria e comissão técnica.

O treinador Léo Figueiró destacou a ótima trajetória do Vasco após o jogo:

– A trajetória do Vasco é incrível. Partimos do zero. Na primeira semana, treinamos sem quadra, e no primeiro mês, não tínhamos luz para treinar à noite, e conquistamos tudo ao longo da temporada. Claro que a derrota em casa deixa um gosto amargo, mas para um recomeço, acho fantástico – disse o técnico.

FUTURO DO VASCO

A permanência de Léo Figueiró no comando técnico e os possíveis investimentos dos patrocinadores para 2024-2025 ainda são incertos. Mesmo assim, Léo deseja que o Vasco prospere na próxima temporada, mas com cautela:

– Tudo está relacionado ao investimento. Investir, estruturar. Quando falamos sobre trabalho a médio e longo prazo, precisamos entender esse processo passo a passo. Certamente, podemos avançar mais na próxima temporada, mas será um avanço sólido e responsável, pois é a única maneira de fazer as coisas acontecerem – concluiu o treinador.

Fonte: ge