Bernardo, campeão da Copa do Brasil pelo Vasco e com passagens marcantes por Cruzeiro, Palmeiras e Santos, inicia uma nova fase em sua carreira fora do futebol profissional. O meia, agora com 35 anos, foi recentemente contratado pelo Novo Andorinhas, um clube amador de Presidente Olegário, no Noroeste de Minas Gerais, para participar de um campeonato regional.
Bernardo, ex-Vasco, será reforço do Democrata em 2025 — Foto: Clube de Regatas Vasco da Gama
O último clube de Bernardo foi o Capixaba, que disputou a primeira divisão do Espírito Santo no começo deste ano. Antes disso, ele havia participado de uma pré-temporada no Democrata GV, mas foi dispensado antes de estrear. No ano passado, o meia jogou pela URT, de Patos de Minas, e quase conseguiu levar o time à elite do Campeonato Mineiro. Ao longo de sua trajetória, ele passou por diversos clubes, tanto brasileiros quanto internacionais, incluindo equipes da Coreia do Sul, Arábia Saudita, Kuwait e Hong Kong.
Recentemente, Bernardo fez um vídeo nas redes sociais do Novo Andorinhas, convocando os torcedores a comparecerem à estreia do time no Campeonato Regional da Liga Patense, que será realizada no próximo sábado, às 15h.
Carreira
Natural de Sorocaba, interior de São Paulo, Bernardo se destacou nas categorias de base do Cruzeiro e ganhou notoriedade em 2011, quando foi emprestado ao Vasco. Naquele ano, ele marcou 18 gols em 57 partidas e ajudou o clube a conquistar a Copa do Brasil.
Em 2012, ele foi emprestado ao Santos, onde jogou ao lado de Neymar, mas retornou ao Vasco no ano seguinte. Em 2013, Bernardo passou por um incidente que ficou marcado em sua carreira, onde teria sido amarrado para ser interrogado devido ao seu suposto relacionamento com uma mulher ligada a um traficante do Complexo da Maré. A mulher, que foi baleada diversas vezes em retaliação, fez com que o jogador se tornasse alvo de interesse da mídia. Em entrevista ao ge em outubro de 2023, Bernardo negou qualquer envolvimento e afirmou que foi solto após a intervenção do lateral Wellington Silva, que jogava no Fluminense na época.
Após sua passagem pelo Vas, Bernardo teve experiências em clubes como Palmeiras e Ceará antes de ser transferido para o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, em 2016. Durante sua carreira, ele vestiu a camisa de outros times, como Coritiba, Botafogo-SP, Ipatinga, Volta Redonda, Rio Branco-PR, Brasiliense, Maguary-PE, Maricá-RJ, URT e Capixaba-ES, além de participar de competições na Arábia Saudita, Kuwait e Hong Kong.
Bernardo, ex-Vasco, ajudou URT a conquistar acesso em Minas — Foto: Redes sociais
MAIS ESPORTE: veja os vídeos do ge Triângulo e Alto Paranaíba
Fonte: ge