Brasil conta com 63 SAFs, incluindo a do Vasco; confira detalhes.

Desde 2021, quando a Lei nº 14.193/21 (Lei das SAFs) foi aprovada, o Brasil tem visto um grande avanço na transformação dos clubes em sociedades anônimas. Essa jogada não só busca garantir a sustentabilidade e a competitividade no campo, mas também abre novas oportunidades de gestão e captação de recursos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ge, 63 clubes brasileiros já estão no modelo SAF, enquanto outros dois estão em processo de adesão. Contudo, ainda existem oito estados que não possuem nenhum clube que tenha optado por esse modelo.

Atualmente, dois times estão em processo de mudança e devem, em breve, se juntar a essa lista: Botafogo-PB e Portuguesa. Além do clube da Paraíba e da equipe de São Paulo, o Fluminense está em busca de investidores para fortalecer sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Com a chegada de novembro e o término da temporada se aproximando, o assunto voltou a ser discutido nas Laranjeiras, com a expectativa de avanços após o encerramento do Campeonato Brasileiro.

Considerando o total de clubes que adotaram esse formato, Minas Gerais, Paraná e São Paulo são os grandes campeões no cenário nacional em número de SAFs registradas, com nove, 10 e 14 clubes, respectivamente.

Por outro lado, ainda há oito estados sem nenhum clube nesse modelo: Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Roraima. Até agora, essas regiões não têm registro de clubes que tenham aderido ao formato de sociedade anônima.

Em contrapartida, alguns estados contam com apenas um clube que optou pela SAF, como Mato Grosso com o Cuiabá; Paraíba com o CSP; Pernambuco com o Flamengo-PE; Rio Grande do Sul com o Futebol com Vida; Roraima com o Monte Roraima; Sergipe com o Falcon; e Tocantins com o Capital FC.

Fonte: ge