MeuVasco
  • Início
  • Últimas notícias do Vasco
  • Próximos Jogos do Vasco
  • Classificação do Vasco
  • História do Vasco
  • Copa do Brasil
  • Mercado do Vasco
  • Elenco do Vasco
No Result
View All Result
vasco
MeuVasco
Início Últimas notícias

Caio Lopes recorda passagem pelo Vasco e uso da camisa em base à desculpa LGBTQIA+

terça-feira, 10/10/2023 às 20:40
0

Hoje em Portugal, Caio Lopes deixou o Vasco em janeiro de 2022 para a surpresa de muitos torcedores, já que foi destaque da base por muitos anos. Ele não teve o contrato renovado. Fora de campo, no entanto, de certa forma deixou sua marca na única temporada como profissional no clube.

O base à desculpa LGBTQIA+

À reportagem do ge, ele lembrou os bastidores da polêmica que envolveu o portanto zagueiro Leandro Castan. Em junho de 2021, o Vasco venceu o Brusque por 2 a 1 em São Januário, pela Série B do Brasileirão, em jogo de estreia do uniforme que fazia referência ao mês do Orgulho LGBTQIA+. A camisa com as cores do arco-íris na tira transversal caiu nas graças da torcida, mas não agradou a todos no clube.

Na véspera da partida, o zagueiro Leandro Castan, na era capitão do time, disse, em seguida o jantar da delegação, que não se sentiria confortável vestindo o uniforme. Caio, na era com 20 anos, se posicionou favorável à desculpa que o Vasco abraçava.

– O Vasco sempre foi um clube de fazer ações de inclusão desde os seus primórdios e ali eu senti a premência de falar e ter mais uma opinião dentro do grupo, que eu era em prol da revelação. O Vasco é um clube que reforça e tem relação com a inclusão. Para mim, é uma taxa que vem crescendo e tem que crescer muito mais. Futebol é para todos – lembrou Caio, que ainda completou:

– Não há porque ter qualquer tipo de exclusão ou um clube não poder levantar essas bandeiras, principalmente contra o racismo, contra a homofobia… O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+. Acho que o futebol tem que crescer cada vez mais nesse movimento, e o Vasco também, por ser pioneiro nisso. Eu vi ali a premência de dar a minha opinião, por ser do clube, ter desenvolvido no clube, eu acho que foi importante.

Caio Lopes teve o base de outros colegas. No jogo, o atacante Germán Canudo, ao marcar o primeiro gol vascaíno, celebrou erguendo a bandeira de escanteio, personalizada também com as cores do arco-íris. A imagem ganhou o mundo.

A saída do Vasco

Caio Lopes deixou São Januário em janeiro de 2022 em seguida disputar unicamente uma temporada como profissional e entrar em campo 22 vezes. Com passagens pelas seleções de base e desportista badalado da base do Vasco nos últimos anos, o volante queria seguir no clube, mas entendeu o movimento como um pouco procedente do mundo do futebol.

– Eu não sei o que aconteceu. Acredito que tenha sido uma escolha técnica, de montagem de elenco naquele ano para a Série B, enfim. É do jogo, é do futebol. Eles não tinham interesse na minha renovação – disse o jogador, que acrescentou:

– Ninguém era obrigado (a renovar). Eles optaram por isso e não me arrependo de zero, foi uma história formosa. Muitas coisas que eu pude ajudar o Vasco ali na base. Foram poucos momentos no profissional, mas foram felizes também. Foi um acerto tranquilo, até quando precisei de qualquer tipo de documentação para eu poder ir para a Espanha e jogar no Leganés eles não criaram nenhum tipo de problema.

No ano seguinte, em seguida não ter o contrato renovado pelo Vasco, Caio se transferiu para o Leganés, da Espanha. Ficou por lá até o término de 2022 e, nesta temporada, está no Felgueiras, de Portugal.

ge: Você atuou por uma temporada no futebol espanhol. Como acompanhou os episódios de racismo contra Vini Jr., seu compatriota?

Caio Lopes: Me assustou um pouco o quanto eu ouvi sobre isso com relação aos espanhóis. Algumas pessoas e uma grande parte da população, acredito eu, não viram nenhum problema ou entenderam ser zero de mais os cantos e às repercussões na TV. Portanto me surpreendeu um pouco. Quando eu dava a minha opinião, a resposta das pessoas me assustou. Eu vi ali uma sociedade que ainda tem muitos problemas com relação a isso, com pessoas que vêm de fora. Me assustou as pessoas buscando uma forma de tutelar todas as falas racistas contra o Vini.

Você jogou algumas vezes com São Januário lotado. Quão importante é para os jogadores viverem a atmosfera do estádio com a torcida apoiando?

São Januário é uma arma que o Vaco tem. É um estádio histórico que tem uma atmosfera única. Quando joga com o estádio pleno é muito difícil de lucrar do Vasco, e eu acredito que todos os jogadores devem sentir isso. Eu nunca joguei contra o Vasco com São Januário lotado, mas imagino como deve ser. É uma pressão muita grande, a torcida vem empurrando e nesse momento que o Vasco vem passando pode ser uma das armas mais importantes botar pressão ali na Barreira, no caldeirão e o Vasco poder transpor dessa situação.

Gabriel Pec é um cria da base que vem fazendo a melhor temporada da carreira. Como é a relação de vocês? E como se sente vendo outro garoto da base indo muito no profissional?

É meu irmão. A gente tinha uma relação muito, muito boa. Até porque na Despensa do Brasil de 2020 foi quando a gente desceu do profissional junto e conseguiu ocupar o título da Despensa do Brasil e dois Cariocas. A gente concentrava junto e eu fico muito feliz por ele. É um menino que sofreu bastante no início da carreira e que soube trabalhar. Nunca perdeu a cabeça, nunca deixou de trabalhar. Ele sabia que tinha qualidade e agora está podendo ajudar jogando em basta nível em uma Série A. Com o clube mais estruturado, os bons jogadores sempre vão romper e ele é um deles. Fico muito feliz por essa temporada que ele vem fazendo.

Quais os episódios que mais te marcaram na passagem pelo Vasco?

O que mais me marcou foi no sub-20. Aquela campanha que fizemos em 2019 foi um abre-alas daquela geração de base, que todo mundo começou a escoltar um pouco mais. Poucos conseguiram jogar no profissional, mas na base foi muito importante para a gente. A gente chegou na final da Copinha e perdeu para o São Paulo. O segundo momento, também na base, foram os quatro títulos no último ano do sub-20, que eu voltei do profissional com o Pec e a gente conquista os três Cariocas e a Despensa do Brasil, que o clube ainda não tinha conquistado.

No profissional foi o meu primeiro gol, em São Januário. Queria que pudesse estar com estádio pleno, mas não estava, infelizmente. Contra a Ponte Preta foi também a minha estreia em São Januário como titular, portanto esses momentos com certeza marcaram.

Agora você joga em Portugal. O que te levou à decisão de transpor da Espanha para jogar a terceira liga portuguesa?

No Leganés eu tive um contrato longo, mas com a troca de donos do clube, de mentalidade e de prioridade deles, eu preferi trocar. A gente entrou em um acerto amigável também e surgiu a oportunidade de vir para o Felgueiras. A Liga 3 tem desenvolvido bastante, é muito vista, muito organizada. O clube tem o projeto de subir, tanto que estamos em cima na competição. Ainda estou me adaptando, tenho um pouco mais de um mês no país. Acabei de chegar e o time já estava pronto, mas feliz com a oportunidade de poder jogar em mais um país, saber mais uma cultura na Europa e agora é esperar o transcurso da temporada para que a gente consiga o entrada e que tudo corra muito.

Fonte: ge

Tags: Caio LopesLGBTQIA+

Deixe um comentário

Conecte-se com
guest

Conecte-se com
guest

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

VEJA TAMBÉM

Resgates exclusivos no estádio Cícero de Souza Marques.

Sócio Gigante vai oferecer experiências de resgate para Red Bull Bragantino x Vasco a partir das 16h

23 minutos atrás

Sócios terão a chance única de viver momentos inesquecíveis no confronto contra o Bragantino.

Treino do Vasco, 22 de outubro.

VascoTV exibe partes do treino desta quarta-feira; confira o vídeo

39 minutos atrás

Acompanhe os bastidores e as estratégias do time com imagens exclusivas da preparação do Vasco!

Jogador treinando, de cabeça raspada, com uniforme do Vasco.

Emprestado pelo Vasco, zagueiro Maicon deve permanecer no Coritiba até 2026.

49 minutos atrás

Maicon garante continuidade e força na defesa do Coritiba, enquanto Vasco observa de longe.

Jogador do Vasco em ação durante partida.

Vasco planeja renovar o contrato de Rayan com um aumento na multa rescisória; as propostas recebidas serão analisadas com atenção.

1 hora atrás

Vasco se prepara para reforçar a proteção de Rayan, avaliado com um aumento na multa rescisória.

Estádio do Vasco da Gama, vista aérea moderna.

Reunião sobre o potencial construtivo acontecerá no dia 28 de outubro na prefeitura.

3 horas atrás

Vasco pode ganhar novo estádio: reunião crucial na prefeitura agita a torcida e promete grandes novidades.

ALT: Dois homens com roupas do Vasco da Gama.

MC Darlan compartilha que se emocionou ao ouvir a torcida cantando seu recente sucesso: ‘Oi, boa noite. Será que vai ter gol do Rayan hoje?’

4 horas atrás

MC Darlan vive momento único em São Januário ao sentir o calor da torcida cantando seu novo hit.

Pedro Vicoçote comemora vitória com torcida do Vasco.

Campeão carioca em 1982 e 1987, Pedrinho Vicençote festeja seu 68º aniversário.

4 horas atrás

Ídolo vascaíno, Pedrinho celebra 68 anos com recordações de glórias e promessas de novas conquistas.

Mais notícias

Acompanhe o Vasco da Gama no Meuvasco com as Últimas Notícias do Vasco, resultados ao vivo, análises, vídeos e bastidores. Aqui você encontra as principais Notícias do Vasco direto da fonte vascaína, com cobertura completa do Gigante da Colina.

Sobre

  • Últimas Notícias do Vasco
  • Próximos Jogos do Vasco
  • Classificação do Vasco
  • Elenco do Vas
  • Quem somos
  • Parceria
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Links

  • Jogos Play
  • Free Games Plus

Assine nossa newsletter

© 2025 MeuVasco – Site de notícias independente sobre o Club de Regatas Vasco da Gama.
Facebook-f Twitter Instagram Threads
No Result
View All Result
  • Últimas notícias
  • Próximos Jogos
  • Classificação
  • Copa do Brasil
  • Destaques
  • História do Vasco
  • Futebol
    • Elenco
  • Basquete
  • Clube
    • Torcida
  • Base
  • E-Sports
  • Futebol 7
  • Feminino
    • Futebol Feminino
    • Base Feminina
    • Beach Soccer Feminino
    • Futebol Americano Feminino
    • Futsal Feminino
    • Vôlei Feminino
  • Judô
  • Natação
  • Karatê
  • Paradesporto
  • Futevôlei
  • Futmesa
  • Futsal
  • Natação
  • Remo
  • Imprensa
  • Teqball
  • Padbol
  • Tênis
  • Vídeos

© 2025 MeuVasco – Site de notícias independente sobre o Club de Regatas Vasco da Gama.

‹ Back to Categories