O Campeonato Carioca de 2026 tem sua primeira partida marcada para este domingo (11), entre Flamengo e Portuguesa-RJ. Veja os detalhes:
Estreia
Flamengo x Portuguesa-RJ dá início à edição 2026 do Cariocão. O jogo será realizado no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 18h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Sportv e Premiere.
Esse confronto é um antecipado da quinta rodada devido à participação do Rubro-Negro na Supercopa do Brasil, programada para 1 de fevereiro.
Onde assistir
A Rede Globo garantiu a transmissão exclusiva do Campeonato Carioca 2026 em:
TV Aberta –TV Globo (um jogo por rodada)
TV Fechada –Sportv (dois jogos por rodada)
YouTube –GE TV (um jogo por rodada)
Pay-per-view –Premiere (todos os jogos do torneio)
Novo Regulamento
Em 2026, a FERJ introduzirá um novo regulamento para o Cariocão.
Grupos
Diferente dos anos anteriores, a competição deste ano contará com 12 equipes, subdivididas em dois grupos de seis.
Na fase inicial, os times do Grupo A enfrentarão os do Grupo B em um turno único, sendo o melhor colocado da campanha geral declarado campeão da Taça Guanabara.
Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, semifinal e final, sendo que apenas a semifinal terá jogos de ida e volta, sem vantagem do empate em qualquer fase.
Rebaixamento
Os dois últimos colocados de cada grupo formarão um novo grupo para disputa do rebaixamento para a Série A2 do Carioca. Eles se enfrentarão em dois turnos, e a equipe com menor pontuação será rebaixada.
Taça-Rio
A Taça-Rio será disputada entre as equipes que perderem nas quartas de final, em um mata-mata separado, com semifinal e final em jogos únicos.
Mata-mata principal
Os classificados de cada grupo cruzarão nas quartas de final no esquema 1° x 4° e 2° x 3°. Na semifinal, os confrontos serão entre times do mesmo grupo, com jogos de ida e volta.
A finais obrigatoriamente ocorrerão entre equipes de grupos distintos, em um jogo único no Maracanã.
Premiação
Após seis anos, haverá premiação em dinheiro no Campeonato Carioca, resultado de um acordo entre os clubes da Série A1 em uma reunião do Conselho Arbitral, ocorrida em novembro de 2025. Assim, os clubes receberão cotas extras conforme forem avançando na competição.
Grupos da primeira fase
Grupo A:Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu.
Grupo B: Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.
Expectativas
Os quatro grandes do Rio chegam com expectativas variadas para o Cariocão.
Flamengo
O atual campeão é o grande favorito para conquistar o título pela terceira vez consecutiva, após uma temporada excepcional em 2025. Tradicionalmente, o clube começa o torneio com o time sub-20, enquanto o elenco principal se reunirá um dia após a estreia, com a expectativa de que os jogadores principais sejam utilizados a partir da terceira rodada, em um duelo contra o Vasco da Gama.

Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Fluminense
Depois de uma temporada instável em 2025, o Tricolor, sob a direção do argentino Luis Zubeldía, terminou o ano jogando bem e se classificou para a fase de grupos da Libertadores, apesar de uma eliminação sofrida para o Vasco na semifinal da Copa do Brasil.
O clube está se movimentando na janela de transferências, com a saída do ídolo Thiago Silva para o Porto e a chegada do lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético Mineiro. A torcida aguarda uma temporada de luta por títulos importantes.

Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.
Botafogo
O ano de 2025 foi marcado por uma crise política e financeira no Glorioso, com John Textor como figura central das controvérsias. A temporada não correspondeu às expectativas pós conquistas do Brasileirão e da Libertadores em 2024.
Em 2026, o clube disputará a Pré-Libertadores e começará o ano com desconfiança da torcida, agravada pela saída do ex-capitão Marlon Freitas para o Palmeiras. Outros nomes importantes do elenco, como Savarino e Alexander Barboza, também estão sendo ventilados em clubes rivais.
Vasco da Gama
Após a derrota na final da Copa do Brasil para o Corinthians, o final de temporada do Vasco se tornou desapontador, depois de ter um início que prometia ser bom com o técnico Fernando Diniz.
Para 2026, o Vasco apostará na continuidade do trabalho com Diniz, mantendo a base do time, enquanto a torcida anseia por conquistas, uma vez que não ganha títulos de expressão desde 2016, quando foi campeão carioca.

(Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP)
Confrontos da primeira rodada
14/01: Volta Redonda x Boavista
14/01: Fluminense x Madureira
14/01: Bangu x Flamengo
15/01: Sampaio Corrêa – RJ x Nova Iguaçu
15/01: Portuguesa-RJ x Botafogo
15/01: Vasco x Maricá
Ano passado
Em 2025, o Flamengo conquistou seu 39° título carioca, ampliando ainda mais sua vantagem como o clube mais vitorioso do torneio, ao derrotar o Fluminense na final por 2 a 1 no placar agregado.
Fonte: Gazeta Esportiva
