CBF Anuncia Novidades para o Futebol de Base em 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou, nesta quarta-feira (24), seu calendário para o futebol masculino de base em 2026, trazendo diversas inovações. O destaque fica por conta do retorno das Supercopas do Brasil Sub-20 e Sub-17, além da introdução da Copa do Brasil Sub-15. Com isso, o número total de partidas programadas para a temporada passará de 601 para 711, o que reflete um empenho crescente da entidade em investir nas categorias de base.
Retorno das Supercopas e Criação da Copa do Brasil Sub-15
As Supercopas do Brasil Sub-20 e Sub-17, que não ocorriam desde 2021, estão de volta e serão disputadas pelos campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil de suas respectivas categorias. Já a nova Copa do Brasil Sub-15 contará com a participação de 32 clubes, totalizando 64 partidas. Nesta competição, a primeira fase será regionalizada com oito grupos de quatro equipes, e as oitavas de final serão decididas em jogo único. A fase final será realizada em uma sede única, com a disputa do terceiro lugar no mesmo dia da decisão.
Aumento do Número de Jogos e Manutenção das Competições
A Copa do Brasil Sub-20 também terá uma ampliação significativa, passando de 32 para 64 clubes, o que dobrará o número de participantes e aumentará o total de jogos de 45 para 77. O formato das competições de Brasileirão Série A Sub-20 e Sub-17 será ampliado, mantendo a participação de 20 clubes e adicionando mais confrontos em cada fase. O Brasileirão Série B Sub-20, a Copa do Brasil Sub-17, a Copa do Nordeste Sub-20 e a Liga de Desenvolvimento Sub-13 terão seus formatos mantidos para o próximo ano.
As datas das competições já estão definidas, com destaque para o Brasileirão Série A Sub-20, que ocorrerá de 22 de fevereiro a 2 de setembro, e a Copa do Brasil Sub-15, programada para 26 de abril a 1º de agosto. Além disso, a CBF garantiu que não haverá jogos dos Brasileirões Série A e Série B Sub-20 durante as Datas FIFA, assegurando que os períodos de preparação das Seleções Brasileiras sejam respeitados.
Para mais detalhes, confira o calendário completo disponível no link abaixo:
Fonte: CBF
Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.