Análise do VAR: Vasco x Vitória
Fonte: Dailymotion Lance
CBF divulga áudio do VAR sobre o pênalti no jogo Vasco 4 x 3 Vitória: “Mão antinatural”
A CBF publicou o áudio do VAR referente a um dos gols do Vasco na vitória por 4 a 3 frente ao Vitória, ocorrida neste domingo, durante a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O incidente que resultou em pênalti ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo, quando a bola tocou o braço de Raúl Cáceres na área do Vitória. A cobrança foi convertida por Ryan.
No áudio, é possível ouvir a comunicação entre o árbitro da partida, Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho, e Caio Max Augusto Vieira, responsável pelo VAR.
VAR: “A mão está em posição antinatural, acima do ombro. Interrompa o jogo. Recomendo a revisão por possível pênalti. Ele cabeceia a bola para o meio da área e o jogador acaba bloqueando a bola com a mão em posição antinatural.”
Árbitro: “O braço está ampliado, ele cabeceou para a área. Ele assume o risco. Vou retornar ao jogo com um tiro penal, sem cartão amarelo.”
Após o gol de pênalti, houve outro momento polêmico, relacionado à expulsão de Lucas Halter, que gerou reclamações entre os jogadores do Vitória. A expulsão ocorreu devido à aplicação de dois cartões amarelos, ação que não permite que o VAR intervenha nesses casos.
Na súmula do jogo, o árbitro Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho detalhou os cartões amarelos de Lucas Halter da seguinte forma:
- 1º cartão: “desaprovar com palavras ou gestos as decisões da arbitragem”, aos 20 minutos do segundo tempo;
- 2º cartão: “por empurrar seu adversário de forma acintosa com a bola fora de jogo”, aos 25 minutos do segundo tempo.
A derrota por 4 a 3 deixou o Vitória na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro agora terá um período de treinos durante a Data FIFA e retorna aos jogos no dia 16 de outubro, quinta-feira, enfrentando o Bahia no Barradão, com o início marcado para as 21h30 (horário de Brasília).
Fonte: ge