A CBF divulgou recentemente alterações significativas no futebol brasileiro, incluindo uma mudança na forma de classificação para a Libertadores. Entre as principais novidades está a ampliação do número máximo de partidas que um jogador pode participar antes de ser transferido para outro time no Brasileirão. De acordo com a nova regra, que entrará em vigor em 2026, o limite aumentará de seis para 12 jogos. Essa decisão foi tomada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Confira também:
Últimas notícias da Gazeta Esportiva
Inscreva-se no Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
“Realizamos duas decisões importantes: a redução do número de vagas para a Libertadores provenientes do Brasileirão, além da ampliação da Copa do Brasil, e o aumento da restrição de 6 para 12 jogos para a transferência de jogadores entre clubes”, declarou Helder Melillo, diretor executivo da CBF.
Essa mudança reflete a alteração já feita na Série B, que, em 2022, aumentou o limite de seis para oito partidas. “Discutimos a inclusão de uma segunda vaga para a Libertadores através da Copa do Brasil, assim como o limite de partidas que um jogador pode disputar por um clube antes de ser transferido para outro time da Série A e outros temas”, informou Julio Avellar, diretor de Competições da CBF.
Decisão foi anunciada durante Conselho Técnico da Série A realizado nesta quinta-feira, na sede da CBF
Saiba mais em:https://t.co/ob6NwmFg6g pic.twitter.com/Zqu7bln3qj
— brasil (@CBF_Futebol) December 11, 2025
Calendário de 2026
No início de outubro, a CBF já havia revelado o novo calendário do futebol brasileiro, que inclui a criação de novos torneios regionais, uma formatação revisada para a Copa do Brasil e mudanças nas divisões inferiores. Durante a reunião desta quinta-feira, a entidade também confirmou oficialmente as datas, que contemplam uma pausa para a Copa do Mundo.
O Campeonato Brasileiro terá início em 28 de janeiro. Até a parada para o Mundial, serão realizadas 18 rodadas. A competição será retomada em 22 de julho e se estenderá até 2 de dezembro, quando acontecerão as últimas 20 partidas programadas.
Fonte: Gazeta Esportiva
Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.