CBF parabeniza Vasco pela Resposta Histórica

Vasco da Gama É Parabenizado pela CBF por sua Resposta Histórica UM SÉCULO DESDE UM ACONTECIMENTO MARCANTE NO FUTEBOL! Neste domingo (7), a Confederação Brasileira de Futebol…


Vasco da Gama É Parabenizado pela CBF por sua Resposta Histórica

UM SÉCULO DESDE UM ACONTECIMENTO MARCANTE NO FUTEBOL! ✊🏾💢

Neste domingo (7), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza o Vasco da Gama pelo centenário da “Resposta Histórica”, um documento assinado por José Augusto Prestes, na época presidente do clube, que renunciava à participação no Campeonato Carioca de 1924.

Na carta, o dirigente vascaíno rejeitava a exigência da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) de excluir 12 jogadores negros e de origem humilde de sua equipe para poder competir no campeonato daquele ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É com satisfação que a CBF parabeniza o Vasco pelo centenário da ‘Resposta Histórica’. Essa data é um marco no futebol brasileiro e na história do nosso país. A atitude corajosa do clube foi crucial na luta contra o racismo e a favor da inclusão de todos no futebol”, declarou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

Sendo o único dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro a ter surgido em áreas populares, o Vasco conquistou seu primeiro título carioca em 1923, com o memorável time dos “Camisas Negras”, predominantemente formado por atletas negros, operários e brancos de baixa renda. Foi a primeira vez que um time com jogadores das classes populares venceu o principal torneio de futebol do Brasil na época.

Em reação a isso, os clubes da elite fundaram a AMEA e exigiram que o Vasco excluísse de sua equipe os 12 jogadores considerados sem “condições morais”.

Ao saber da decisão da AMEA, em 7 de abril de 1924, o Vasco da Gama respondeu à federação com a histórica carta, na qual afirmava que não desligaria os atletas negros, operários e analfabetos de seu time.

Há cem anos, o Vasco se posicionou contra o preconceito, recusando-se a expulsar os jogadores e retirando-se do campeonato de 1924 em um gesto marcante contra a discriminação.

📸: Reprodução/Vasco.com

Fonte: Instagram da CBF


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.