CBF planeja aproveitar Datas Fifa para recuperar partidas atrasadas

A Confederação Brasileira de Futebol optou por utilizar datas Fifa e trocas de mandos de campo para reorganizar os jogos da Série A que foram postergados devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Em conjunto com os clubes, a entidade definiu que o Campeonato Brasileiro será encerrado em 8 de dezembro, sem adiamentos. Ainda não foram divulgadas as datas exatas dos jogos que foram adiados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os meses restantes do ano, há quatro períodos de Data Fifa, nos quais as seleções se reúnem e a liberação de jogadores é obrigatória:

3 a 11 de junho

2 a 10 de setembro

7 a 15 de outubro

11 a 19 de novembro

O calendário original da CBF previa a paralisação do Campeonato Brasileiro nestes momentos, a fim de evitar que os clubes com jogadores convocados atuassem desfalcados. Porém, agora haverá partidas da Série A durante essas janelas.

– Vamos utilizar algumas Datas Fifa. Foi debatida uma flexibilização, possivelmente até com inversão de mando quando necessário. Vamos analisar caso a caso – afirmou o presidente do São Paulo, Júlio Casares.

Decisões foram tomadas durante o Conselho Técnico, que reuniu representantes dos clubes e dirigentes da CBF na sede da entidade.

O dirigente são-paulino foi o primeiro a se pronunciar à imprensa ao sair da reunião e afirmou que “nem foi discutida” a hipótese de não haver rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

– Nem mesmo os clubes do Rio Grande do Sul levantaram essa questão – destacou Casares.

O Brasileirão foi interrompido por duas rodadas (sétima e oitava) em 15 de maio e retornará neste sábado, 1 de junho, com a sétima rodada.

Antes disso, os confrontos envolvendo as equipes gaúchas – Grêmio, Inter e Juventude – já haviam sido adiados nas rodadas sete e oito.

A CBF ainda precisa definir o desfecho da Copa do Brasil. Dois dos 16 confrontos da terceira fase estão em aberto: Grêmio x Operário (que teve apenas o primeiro jogo disputado) e Inter x Juventude, sem nenhuma partida realizada.

No âmbito das competições sul-americanas, Grêmio (Libertadores) e Inter (Sul-Americana) tiveram dois jogos adiados, ambos válidos pela fase de grupos de seus respectivos torneios. A Conmebol já estabeleceu as novas datas.

Os jogos do Grêmio contra Huachipato, no Chile, e Estudiantes, em casa, foram remarcados para os dias 4 e 8 de junho, terça e sábado, respectivamente. O Grêmio será mandante no Couto Pereira, em Curitiba.

Já o Inter visitará o Real Tomayapo, na Bolívia, também no dia 4. E receberá o Delfín, do Equador, em 8 de junho. O confronto em casa do Colorado será no Heriberto Hülse, em Criciúma.

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.