A Confederação Brasileira de Futebol optou por utilizar datas Fifa e trocas de mandos de campo para reorganizar os jogos da Série A que foram postergados devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Em conjunto com os clubes, a entidade definiu que o Campeonato Brasileiro será encerrado em 8 de dezembro, sem adiamentos. Ainda não foram divulgadas as datas exatas dos jogos que foram adiados.
Entre os meses restantes do ano, há quatro períodos de Data Fifa, nos quais as seleções se reúnem e a liberação de jogadores é obrigatória:
3 a 11 de junho
2 a 10 de setembro
7 a 15 de outubro
11 a 19 de novembro
O calendário original da CBF previa a paralisação do Campeonato Brasileiro nestes momentos, a fim de evitar que os clubes com jogadores convocados atuassem desfalcados. Porém, agora haverá partidas da Série A durante essas janelas.
– Vamos utilizar algumas Datas Fifa. Foi debatida uma flexibilização, possivelmente até com inversão de mando quando necessário. Vamos analisar caso a caso – afirmou o presidente do São Paulo, Júlio Casares.
Decisões foram tomadas durante o Conselho Técnico, que reuniu representantes dos clubes e dirigentes da CBF na sede da entidade.
O dirigente são-paulino foi o primeiro a se pronunciar à imprensa ao sair da reunião e afirmou que “nem foi discutida” a hipótese de não haver rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
– Nem mesmo os clubes do Rio Grande do Sul levantaram essa questão – destacou Casares.
O Brasileirão foi interrompido por duas rodadas (sétima e oitava) em 15 de maio e retornará neste sábado, 1 de junho, com a sétima rodada.
Antes disso, os confrontos envolvendo as equipes gaúchas – Grêmio, Inter e Juventude – já haviam sido adiados nas rodadas sete e oito.
A CBF ainda precisa definir o desfecho da Copa do Brasil. Dois dos 16 confrontos da terceira fase estão em aberto: Grêmio x Operário (que teve apenas o primeiro jogo disputado) e Inter x Juventude, sem nenhuma partida realizada.
No âmbito das competições sul-americanas, Grêmio (Libertadores) e Inter (Sul-Americana) tiveram dois jogos adiados, ambos válidos pela fase de grupos de seus respectivos torneios. A Conmebol já estabeleceu as novas datas.
Os jogos do Grêmio contra Huachipato, no Chile, e Estudiantes, em casa, foram remarcados para os dias 4 e 8 de junho, terça e sábado, respectivamente. O Grêmio será mandante no Couto Pereira, em Curitiba.
Já o Inter visitará o Real Tomayapo, na Bolívia, também no dia 4. E receberá o Delfín, do Equador, em 8 de junho. O confronto em casa do Colorado será no Heriberto Hülse, em Criciúma.
Fonte: ge