CBF revela gravação do VAR sobre a penalidade em Vasco x Vitória

A CBF tornou públicos os áudios do VAR relacionados ao pênalti concedido ao Vasco durante o confronto contra o Vitória, realizado em São Januário no último domingo. O jogo, pertencente à 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, culminou com a vitória do time carioca por 4 a 3.

O lance em questão aconteceu aos 22 minutos do segundo tempo, quando o placar estava empatado em 2 a 2. Após uma cobrança de falta na área, Robert Renan cabeceou e a bola atingiu a mão de Cáceres.

Análise do Lance

Após a jogada, o árbitro Fernando Mendes de Salles Nascimento Filho comunicou ao VAR, dirigido por Caio Max Augusto Vieira, sobre um possível toque na mão: Vê se pega na mão, tá? Ele vai de cabeça e o defensor está muito próximo”.

Inicialmente, Caio Max observou que o braço estava em posição irregular, numa movimentação antinatural:
“Essa mão está acima da linha do ombro. Fernando, pare o jogo. Te recomendo revisão por possível penal“.

Ao chegar à cabine do VAR, Fernando Mendes foi novamente orientado por Caio Max:
“Ele (Robert Renan) cabeceia para o meio da área e o jogador (Cáceres), em movimento antinatural, acaba bloqueando a bola”.

Menos de um minuto depois, Fernando Mendes fez sua escolha: “Braço está ampliado. Ele (Robert Renan) cabeceia para o meio da área. Há uma impossibilidade tática à frente, o braço está ampliado. Ele (Cáceres) assume o risco. Vou voltar o jogo com tiro penal, sem cartão amarelo”.

A Partida Seguiu

Após o pênalti, Rayan converteu e colocou o Vasco à frente, mas Cáceres empatou novamente aos 27 minutos do segundo tempo. O golaço de GB garantiu a vitória do Gigante da Colina aos 52 minutos.

O jogo foi acompanhado por controvérsias de arbitragem e pelas expulsões de dois jogadores do Vitória, Lucas Halter e Carlinhos. Esta foi a estreia de Fernando Mendes como árbitro no Campeonato Brasileiro.

Próximos Confrontos

Vasco

  • Enfrentará o Fortaleza no dia 15 de outubro, às 21h30, no Castelão, pela 28ª rodada do Brasileirão.

Vitória

  • Receberá o Bahia no dia 16, às 21h30, no Barradão, também pela 28ª rodada do Brasileirão.

Fonte: Gazeta Esportiva


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.