A CBF divulgou, na noite deste domingo, os áudios do VAR que validated um pênalti marcado a favor do Vasco durante o confronto com o Corinthians, realizado em São Januário. O jogo, referente à 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com a vitória do Timão por 3 a 2.
O incidente ocorreu aos dez minutos do segundo tempo, com o Corinthians liderando por 1 a 0. Em uma jogada pelo lado direito, Puma Rodríguez fez um cruzamento, e, durante a disputa entre André Ramalho e Vegetti, a bola bateu no braço do zagueiro do Corinthians.
Após o lance, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima comentou para Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, responsável pelo VAR: “Não vejo mão aí, não. Estava com o braço aberto, mas não vejo tocar na mão”.
Enquanto o jogo prosseguia, Pablo Ramon revisou a jogada via VAR, notando o toque no braço, e pediu que o árbitro analisasse o vídeo: “Aguarda (o lance). A bola toca no braço, ok?”, explicou o árbitro de vídeo.
Após a confirmação do toque, Rodrigo José decidiu investigar um possível empurrão em André Ramalho. Após a deliberação da equipe do VAR, Pablo Ramon sugeriu que o árbitro analisasse a jogada novamente: “Rodrigo, sugiro revisão para possível penal por mão”.
Em apenas um minuto de revisão, Rodrigo José alterou sua decisão após observar o lance e afirmou: “O jogador abre o espaço corporal de forma antinatural. Para mim, é pênalti. Tiro penal, sem cartão”.
Embora o Vasco tenha convertida a cobrança do pênalti, não conseguiu manter o empate. O Timão ampliou nuevamente com Gui Negão aos 23 minutos e Gustavo Henrique aos 40. Rayan diminuiu para o Vasco aos 50, mas não foi suficiente para evitar a derrota do Gigante da Colina.
Sim, Raniele! É louco. 👊🏽🏴🏳️
Boa noite, Fiel! 🖤🤍#VaiCorinthians pic.twitter.com/aaiuBqelgH
— Corinthians (@Corinthians) August 24, 2025
Fase das equipes
Com a vitória, o time do Parque São Jorge se afastou da zona de rebaixamento. Agora, o Timão ocupa a 11ª posição na tabela, com 25 pontos — seis a mais que o Vitória, primeiro time no Z4. Já o Vasco ainda vive momento difícil, estacionado em 16º lugar, com 19 pontos.
Ambas as equipes retornam a campo na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). O Corinthians enfrentará o Athletico-PR, na Arena da Baixada, enquanto o Vasco medirá forças com o Botafogo em São Januário. Os jogos integram a ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Fonte: Gazeta Esportiva