Matheus França é um dos reforços que mais despertou expectativa no Vasco da Gama, especialmente em São Januário. O camisa 9 tem feito suas aparições nos últimos jogos e está experimentando sua primeira sequência de partidas em um ano e meio, período em que enfrentou várias lesões e problemas de saúde.
Dentre todas as partidas em que foi convocado, o meia somente não participou de uma. Seu maior destaque ocorreu na partida contra o Botafogo, na volta das quartas de final da Copa do Brasil, onde foi responsável por um dos pênaltis que assegurou a classificação do Vasco para as semifinais.
Em confrontos contra o Sport e o Flamengo, França criou boas oportunidades, mas não conseguiu convertê-las em gols. Ele atua como um atacante móvel e já ocupou a posição de camisa 10, substituindo Coutinho. É considerado um jogador versátil, capaz de desempenhar diversas funções no ataque, especialmente como um falso 9 ou segundo atacante, proporcionando mais mobilidade à ofensiva.
- Contra o Botafogo: entrou aos 24 minutos do 2º tempo
- Contra o Ceará: ficou no banco
- Contra o Flamengo: entrou aos 28 minutos do 2º tempo
- Contra o Bahia: entrou aos 38 minutos do 2º tempo
- Contra o Cruzeiro: entrou aos 25 minutos do 2º tempo
— Estou muito feliz por estar entrando e ajudando o Vasco. Vim para isso. A torcida é incrível e tem nos apoiado bastante. O amor deles pelo clube é incondicional. Isso nos deixa muito felizes. Todos reconhecem o peso dessa torcida — afirmou França após o jogo contra o Cruzeiro.
O jogador tem sido integrado aos poucos na equipe. Apesar da grande expectativa, a diretoria e a comissão técnica do Vasco tomam cuidado com sua utilização. Em uma coletiva de imprensa recente, Fernando Diniz elogiou as habilidades de França e a decisão de contratá-lo.
— Todos têm dado sua contribuição. O Matheus França está se apresentando em boas condições, e seu talento é notável. As contratações foram feitas com muita atenção e em colaboração de várias pessoas — destacou Diniz.
A expectativa em torno de Matheus França se baseia no potencial que demonstrou no Flamengo e nas categorias de base do Brasil. Fernando Diniz, Pedrinho e Felipe, que foram cruciais na sua contratação, acreditam muito no potencial do atleta.
Compreende-se que a falta de utilização no Crystal Palace deve-se principalmente às lesões. Na verdade, ele enfrentou cinco problemas médicos consecutivos, que incluíram lesões na virilha e na costela, afetando sua atuação na Inglaterra. Desde janeiro de 2024, a última vez que jogou em quatro partidas seguidas pelo Palace foi nesse mesmo mês.
Por isso, o Vasco está lidando com o jogador de maneira cautelosa. Com uma continuidade sem lesões, espera-se que França se torne um 12º jogador do elenco, podendo até conquistar um lugar na equipe titular em um futuro próximo.
Matheus França, aos 21 anos, está emprestado pelo Crystal Palace, da Premier League, por um ano.
Fonte: ge