Almir Pernambuquinho será homenageado no sábado, no Cinefoot — Foto: Reprodução
“Almir Pernambuquinho – O touro indomável do futebol” será exibido neste sábado, às 19h, no Estação Net Rio, seguido de um debate na sessão “Museu da Pelada”. Também na mesma noite, outras atrações incluem “A Herança de Chico”, “Gil & Pintinho” e um acervo recuperado pela Cinemateca Brasileira do Canal 100.
O filme “Sr. Futebol”, dirigido por Lucio Branco, conhecido por “Barba, Cabelo & Bigode”, apresentará Didi por meio de depoimentos inéditos de figuras como Gerson, Ademir da Guia, Afonsinho e Nei Conceição. A exibição ocorrerá na terça-feira, dia 13, às 21h, também na Estação Net Rio, em um dia que destacará sete produções relacionadas ao clube, abrangendo desde as conquistas de 2024 até a Conmebol de 1993, no “Botafogo e seus heróis improváveis”.
Cartaz do filme sobre Didi, craque brasileiro e bicampeão mundial com a Seleção — Foto: Divulgação
Os torcedores do Flamengo e Fluminense poderão conferir imagens restauradas de 1938 no filme “Alma e corpo de uma raça”, produzido pela Cinédia em colaboração com o Flamengo. O longa, que foi restaurado em 4K, faz sua estreia com uma nova cópia, apresentando ícones do futebol como Leônidas da Silva e Valido.
Serviço
Todas as sessões são gratuitas. A programação ocorrerá de 9 a 16 de maio, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com mais de 70 filmes nas salas de ambas as cidades – confira o cronograma completo no site do Cinefoot: https://cinefoot.org/.
Antonio Leal, criador do festival, expressa sua satisfação pela 15ª edição, animado com a quantidade de produções para 2025.
– Vamos entrar em campo mais uma vez para proporcionar um momento mágico aos apaixonados por cinema e futebol, fazendo as arquibancadas dos cinemas pulsarem intensamente. Um filme de futebol não se assiste, se sente. No CineFoot, celebramos o futebol arte – afirma Antonio Leal.
A mostra competitiva do Cinefoot contará com 26 títulos, sendo 15 brasileiros e 11 internacionais, representando países como França, Itália, Reino Unido, Grécia, Austrália, Chile, Argentina, Malásia e Arábia Saudita, além de uma coprodução entre Espanha e Panamá, compondo um mosaico do melhor cinema global de futebol atualmente. As obras selecionadas competirão pela Taça CineFoot de melhor filme em cada categoria, com os vencedores escolhidos pelo voto popular.
Fonte: ge