Essa será a estreia de Filipe Luís, de 39 anos, no clássico sob sua nova função. Como jogador, ele colecionou sete vitórias, dois empates e uma derrota, além de ter balançado as redes uma vez. Por sua vez, Coutinho, com 32 anos, já participou de apenas três confrontos contra o Flamengo, sendo o segundo desde seu retorno ao Vasco. Por enquanto, tem um empate e duas derrotas, mas marcou seu primeiro gol sobre o rival no ano passado, em um 1 a 1 no segundo turno do Campeonato Brasileiro.
Enquanto atletas, ambos viveram momentos marcantes em duas gerações do futebol brasileiro. Juntos, disputaram 31 jogos, incluindo três Copas América (2015, 2016 e 2019) e a Copa do Mundo de 2018, com a seleção. O último torneio continental resultou em um título.
No duelo individual, que atravessou Inglaterra e Espanha, a vantagem é do atual treinador rubro-negro: três vitórias, contra duas do novo camisa 11 vascaíno, além de dois empates.
Filipe chega ao clássico com um retrospecto favorável em confrontos diretos, com duas vitórias, um empate e uma derrota em quatro jogos. Se mantiver esse desempenho e vencer a equipe cruz-maltina, ele garantirá a classificação do Flamengo para as semifinais do Campeonato Carioca com uma rodada de antecedência, além de cogitar a conquista da Taça Guanabara pelo segundo ano consecutivo.
Hoje, ele precisará decidir sobre a formação da zaga. Léo Ortiz, que fez o gol da vitória sobre o Botafogo, jogou os 90 minutos nos dois últimos jogos e pode ser poupado. Se isso acontecer, Léo Pereira deve ser o escolhido para formar dupla com Danilo, ou até mesmo com o jovem João Victor, de 18 anos, que tem ganhado algumas oportunidades.
Desfalques de ambos os lados
No meio-campo, jogadores como De La Cruz e Arrascaeta, que foram titulares contra o Botafogo, devem ir para o banco de reservas após a carga de minutagem aplicada pela comissão técnica. Além disso, Gerson cumprirá suspensão pelo cartão vermelho que recebeu na última quarta-feira. Pulgar é provável que comece jogando, enquanto Allan, que vem apresentando boas atuações, pode ser mantido na equipe.
O Flamengo ainda não deve contar com os retornos de Ayrton Lucas, que não jogou contra o Botafogo por conta de uma lesão no joelho esquerdo, e Juninho, que saiu mais cedo do clássico, embora não tenha tido lesão confirmada.
Do lado do Vasco, dois desfalques estão praticamente certos. O volante Jair, com dores musculares, está fora — Mateus Carvalho deve assumir sua posição. O zagueiro Lucas Oliveira, recuperando-se de uma lesão no tornozelo direito, é dúvida e pode ser substituído por Lucas Freitas. O uruguaio Mauricio Lemos, que estava passando por um processo de condicionamento físico, deve ser relacionado pela primeira vez, mas tem poucas chances de começar como titular.
Coutinho faz seu retorno ao time após ficar fora do empate contra o Sampaio Corrêa, na última rodada, por conta de um edema muscular na coxa esquerda. Com a presença dele, o treinador Fábio Carille busca montar um esquema que garanta superioridade numérica no meio-campo, permitindo que os passes finais e finalizações sejam realizados pelo camisa 11 e por Vegetti, tarefa que não tem sido fácil.
Com 14 pontos e a classificação em risco, o Vasco tenta conquistar sua primeira vitória em clássicos neste ano. Na derrota para o Fluminense, na rodada anterior, o time começou bem antes que Coutinho, autor do gol no 2 a 1 para o tricolor, deixasse o campo devido ao problemas físicos.
Fonte: Extra