Ao todo, os 50 times analisados somaram cerca de 12 milhões de novos seguidores em suas plataformas digitais entre janeiro e junho
- Flamengo e Palmeiras se destacaram com 1,8 milhão de novos seguidores no semestre;
- Palmeiras aumentou em 9% sua audiência digital, o maior resultado do TOP5;
- Corinthians em terceiro lugar, com 1,1 milhão de novas inscrições no semestre;
- São Paulo obteve o quarto melhor resultado e somou 582 mil novos inscritos;
- Santos no TOP5 dos maiores crescimentos do primeiro semestre;
- Rivalidade online: Atlético e Cruzeiro atingiram meio milhão de inscritos cada;
- Bahia teve a maior taxa de crescimento entre os TOP10 no primeiro semestre.
São Paulo, 4 de julho de 2024 – Na edição mais recente, o IBOPE Repucom ressalta o desempenho dos times no primeiro semestre de 2024. De janeiro a junho, os cinco times com maior saldo de novas inscrições foram: Flamengo (1,8 milhão de inscrições), Palmeiras (1,8 milhão), Corinthians (1,1 milhão), São Paulo (582 mil) e Santos (576 mil). Juntos, representaram mais de 5,8 milhões de novas inscrições, o que equivale a 52% do total entre os 50 times no período.
Principais destaques do primeiro semestre
O Flamengo se sobressaiu em ganho de novos seguidores com uma pequena diferença de apenas 25 mil novos inscritos a mais que o Palmeiras. Ambos alcançaram aproximadamente 1,8 milhão de novas inscrições em suas redes oficiais, e cada um detém 16% de participação entre todos os times.
O crescimento do Palmeiras foi notável. Mesmo conquistando a mesma quantidade de inscrições que o Flamengo, o “Verdão” viu sua audiência digital crescer em 9% durante o período, o maior crescimento entre os cinco principais times. O Instagram foi crucial para a obtenção de novas inscrições para ambos os times, representando 56% do total para o Flamengo e 41% para o Palmeiras.
O Corinthians ficou em terceiro lugar ao acumular 1,1 milhão de novos seguidores no período. O Instagram foi o principal canal para o aumento de seguidores do ‘Timão’, contribuindo com mais de 645 mil novos seguidores, ou 57% do total.
O São Paulo, vencedor da Supercopa em fevereiro de 2024, ocupou a quarta posição em quantidade de novos seguidores no semestre, com um total de 582 mil.
O Santos, mesmo enfrentando um momento atípico este ano com sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro, se destacou como um dos cinco times que mais ganharam seguidores no primeiro semestre. O “Peixe” conquistou 576 mil novas inscrições em suas redes sociais.
A rivalidade entre os maiores times de Minas também se refletiu no ambiente online. Atlético (6º) e Cruzeiro (7º) alcançaram aproximadamente meio milhão de novas inscrições – 547 mil e 540 mil, respectivamente -, uma diferença de apenas 7 mil seguidores entre as equipes.
O Bahia se destacou como o principal time da região Nordeste e, principalmente, por estar no TOP10. O “Tricolor Baiano” obteve mais de 517 mil novas inscrições e registrou a maior taxa de crescimento (+11%) entre os dez principais times brasileiros no semestre.
Veja o desempenho anual dos times monitorados no primeiro semestre de 2024:
Principais destaques do mês de junho
No desempenho mensal, os times alcançaram um total de 1,5 milhão de novos seguidores, sendo que os cinco que mais se destacaram foram: Flamengo (412 mil novos seguidores), Palmeiras (352 mil), Fluminense (142 mil), Cruzeiro (76 mil) e Bahia (72 mil). Juntos, representaram mais de 1 milhão das novas inscrições, ou 72% do total entre os 50 times no período.
Após quatro meses, o Flamengo voltou a liderar o crescimento mensal ao conquistar 412 mil novas inscrições em suas plataformas digitais. O clube também liderou no Instagram (237 mil novos seguidores), no “X” (46 mil), no TikTok (100 mil) e no YouTube (30 mil), compartilhando o primeiro lugar nestes dois últimos com o Palmeiras.
O Palmeiras alcançou o segundo melhor desempenho do último mês. Foram 352 mil novos seguidores em seus perfis oficiais. O maior resultado foi no Instagram, onde conquistou 118 mil novos seguidores, seguido pelo Facebook e TikTok com 100 mil novos seguidores cada.
O Fluminense registrou o terceiro melhor desempenho ao ganhar 142 mil novos seguidores em suas plataformas digitais. No Facebook, o “Flu” obteve 100 mil novos seguidores, alcançando a marca de 2 milhões de inscritos na plataforma.
Confira o levantamento completo abaixo:
Fonte: IBOPE Repucom – Classificação digital dos times brasileiros