O Vasco da Gama anunciou, na noite desta quinta-feira, um novo acordo com o atacante Andrés Gómez e está em negociações avançadas com o Galatasaray para a contratação do zagueiro Carlos Cuesta. A chegada destes dois colombianos aumentaria o número total de estrangeiros no elenco vascaíno para dez, excedendo o limite de nove atletas gringos permitido pela CBF para a lista de relacionados por partida em competições nacionais.
Atualmente, o Vasco conta com nove jogadores estrangeiros, sendo eles: os argentinos Vegetti, Sforza e Garré; os uruguaios Puma Rodríguez e Maurício Lemos; o português Nuno Moreira; o angolano Loide Augusto; e o chileno Jean David. O clube ratificou o acordo com Andrés Gómez, que desembarcou no Rio de Janeiro nesta quinta-feira para realizar os exames médicos e formalizar a assinatura do contrato.
O diretor de futebol, Admar Lopes, partiu para a Turquia com o objetivo de finalizar a contratação de Carlos Cuesta, o que o tornaria o décimo gringo do plantel. Além de um defensor, a diretoria também busca um jogador para reforçar o setor ofensivo.
Por outro lado, a possibilidade de saídas de alguns estrangeiros nesta janela de transferências não é descartada pela diretoria. Alguns atletas estão com suas situações sendo reavaliadas, uma vez que não têm recebido muitas oportunidades em campo.
Sforza no aquecimento de Vitória x Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Um dos jogadores que pode estar de saída é Sforza, que está fora dos planos da comissão técnica e participou de apenas cinco partidas em 2025. O clube recebeu sondagens sobre o jogador e está em discussão com seus representantes para definir seu futuro.
Jean David também está na mira de clubes do México e do Chile. Ele chegou a recusar uma proposta de um clube estrangeiro, embora houvesse um acordo entre as instituições; o jogador não aceitou o aumento salarial oferecido. Atualmente, ele não faz parte dos planos de Fernando Diniz e não é relacionado, tendo sua última aparição em campo pelo Vasco há quatro meses, contra o Ceará, no dia 15 de abril.
Jean David, do Vasco, contra o Maricá — Foto: Dikran Sahagian/Vasco
Por último, há a questão da renovação contratual de Puma Rodríguez, que estagnou nos últimos meses. O lateral não foi relacionado por Diniz em um jogo contra o Grêmio, mas recentemente ganhou oportunidades e disputou sete partidas no Campeonato Brasileiro, o que pode complicar uma transferência para outro time brasileiro nesta janela. Seu contrato está previsto para expirar no final deste ano.
Fonte: ge