Comitiva de clubes analisará modelo de gestão das ligas europeias a convite da CBF; Carlos Amodeo representará o Vasco

Dirigentes brasileiros em missão na Europa para aprimorar gestão do futebol

Uma comitiva composta por dirigentes das Séries A e B, juntamente com representantes de federações estaduais, embarca em uma importante jornada pela Europa nos próximos 10 dias. Esta iniciativa da CBF tem o intuito de estudar e entender melhor como funcionam as principais ligas do mundo, com foco na gestão e no modelo de funcionamento que as tornam referência.

O grupo, liderado pelo presidente da CBF, Samir Xaud, terá a oportunidade de visitar as ligas da Espanha, Inglaterra e Alemanha, com reuniões e apresentações previstas para ocorrer na La Liga, Premier League e Bundesliga. Essas visitas buscam aprofundar o conhecimento sobre as práticas de administração e operação dessas ligas de destaque mundial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CBF levará comitiva de dirigentes brasileiros à Europa — Foto: Rafael Ribeiro / CBFCBF levará comitiva de dirigentes brasileiros à Europa — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Entre os confirmados na comitiva estão Marcelo Teixeira (presidente do Santos), Alessandro Barcellos (presidente do Inter), Odorico Roman (presidente do Grêmio), Carlos Amodeo (CEO do Vasco), Thairo Arruda (CEO do Botafogo), Paulo Stumpf (vice-presidente do Juventude), Vitor Ferraz (Diretor de Relações Institucionais do Bahia), Gabriel Diniz Abrão (Comitê de Planejamento Estratégico e Reestruturação Financeira do Corinthians) e João Paulo Silva (presidente do Ceará).

A agenda contempla estadias de 7 a 10 de janeiro em Londres, de 11 a 13 em Frankfurt e de 14 a 16 em Madrid, com destaque para a visita à sede da La Liga no dia 15. “Faremos esta imersão para debater e trocar ideias sobre arbitragem e fair play financeiro com as principais ligas e federações do mundo, buscando uma construção coletiva para a evolução do futebol brasileiro”, afirmou Xaud.

Barcellos também comentou: “Estarei acompanhando um trabalho que a CBF convidou aos clubes e outros presidentes para estar junto em um trabalho de 10 dias sobre a La Liga, sobre a liga inglesa e sobre a liga alemã”. O foco da comitiva é aprofundar a discussão sobre arbitragem e fair play financeiro, temas que têm ganhado destaque nas competições brasileiras.

Recentemente, a CBF anunciou regras para implementar um sistema de Fair Play Financeiro a partir deste ano e formou um grupo de discussão com clubes para debater melhorias na arbitragem nacional.

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.