Desde a chegada de Ramón Díaz ao Vasco, Rayan teve apenas 17 minutos em campo pela equipe principal, no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR. Depois desse jogo, em 23 de julho, o atacante voltou para as categorias de base e não foi mais convocado pelo treinador argentino.
O último jogo em que Rayan foi titular na equipe principal foi justamente contra o Cuiabá, adversário desta quinta-feira, ou seja, há um turno. Na ocasião, teve uma sequência no Vasco, começando três jogos consecutivos. Antes disso, foi titular contra Internacional e Goiás. No confronto contra o Inter, na derrota por 2 a 1, marcou seu primeiro e único gol pela equipe principal.
O que ocasionou a perda de espaço de Rayan no Vasco após a contratação de Ramón Díaz?
Para responder a essa pergunta, é necessário levar em consideração alguns pontos. Primeiramente, existe sim uma resistência do treinador argentino em escalar jogadores das categorias de base nesse momento de pressão. Rayan ainda está em fase de transição e a situação complicada do Vasco exige cautela. Ramón não quer queimar o jovem.
Além disso, o clube contratou dois jogadores para a mesma posição na última janela: Pablo Vegetti e Sebastián Ferreira. Vegetti assumiu a titularidade absoluta e correspondeu com gols. Mesmo assim, Rayan poderia ser uma alternativa ao atacante argentino no elenco.
Aí entra o processo de transição do Vasco. É natural que jogadores das categorias de base, como Rayan, passem um tempo no time principal, tenham oportunidades e voltem para as categorias de base se necessário. No caso do atacante, após atuar nas partidas contra Botafogo e Cruzeiro, pelo Brasileirão, ele voltou para disputar a final do Campeonato Carioca Sub-20 contra o Flamengo – e o Vasco conquistou o título nos pênaltis.
Foi exatamente nesse momento que Ramón Díaz chegou ao Rio de Janeiro para assumir o Vasco. Rayan retornou logo após a competição sub-20 e, na estreia do novo treinador, teve sua primeira oportunidade, entrando aos 35 minutos do segundo tempo contra o Athletico-PR.
Depois disso, o departamento de futebol decidiu que, em um momento de grande pressão para o time, seria melhor Rayan continuar sua formação nas categorias de base. No sub-20, o atacante jogou três partidas pela Copa do Brasil e outras três pelo Torneio OPG, todas como titular. Nas seis partidas, marcou quatro gols.
Nesta quinta-feira, o Vasco enfrenta o Cuiabá pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, com uma vaga aberta no ataque: Vegetti está suspenso após ser expulso contra o Goiás. No entanto, Rayan não está disponível para voltar ao time principal.
Presença constante nas seleções de base, ele foi convocado para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-17. Rayan e Phillipe Gabriel, goleiro das categorias de base do Vasco, estão na Indonésia para o torneio que será realizado entre 3 de novembro e 2 de dezembro. Em abril, os dois jogadores do Vasco foram campeões sul-americanos com a equipe do técnico Phelipe Leal.
Dessa forma, é improvável que Rayan tenha novas oportunidades no time principal do Vasco em 2023 – a última rodada do Brasileirão está marcada para 6 de dezembro. O plano do clube é que o atacante possa ter mais tempo de jogo na próxima temporada, quando completa 18 anos (em agosto de 2024).
Fonte: ge