Neste domingo, 13 de abril, o Vasco da Gama e seus torcedores celebraram o legado de um dos seus maiores ícones, Roberto Dinamite, que faria 71 anos. Em tributo ao craque, que faleceu em 2023, o clube preparou uma festa especial no Estádio de São Januário, antes da partida contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro. O evento contou com um deslumbrante show de luzes, bandeiras, cânticos dos torcedores e camisas personalizadas.
O tributo começou com um espetáculo de luzes que iluminou a estátua de Dinamite, enquanto os refletores do estádio estavam apagados. Familiar de Dinamite, amigos e torcedores se reuniram no gramado, empunhando bandeiras e cantando em homenagem ao ídolo.
Vasco x Sport – Homenagem a Roberto Dinamite — Foto: André Durão
Os torcedores também participaram ativamente, ecoando gritos de “ah, é Dinamite” nas arquibancadas e levantando bandeirões. Um deles exibindo a imagem do jogador, acompanhada da inscrição “Dinamite Eterno”.
Os atletas do Vasco também prestaram sua homenagem, adornando seus uniformes com um patch especial em memória de Dinamite. Estes itens serão leiloados em parceria com a Play For a Cause, com a intenção de destinar a arrecadação à Cidade de Deus, favela adjacente ao CT Moacyr Barbosa.
Roberto Dinamite faleceu em 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos, após uma batalha contra um câncer no intestino. Ele havia recebido o diagnóstico no final de 2021 e teve uma piora que o levou a hospitalizações no Rio de Janeiro.
Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ). O apelido “Dinamite” surgiu quando, aos 17 anos, marcou seu primeiro gol pelo Vasco na vitória de 2 a 0 sobre o Internacional, sendo nomeado pelo Jornal dos Sports como “Garoto-dinamite explodiu”.
Durante sua carreira, Roberto assinalou 708 gols em 1.110 partidas com a camisa cruzmaltina, se tornando o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, honraria que será reconhecida pelo Troféu Roberto Dinamite a partir de 2024.
Com o Vasco, ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 1974 e cinco campeonatos cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).
Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Brasileirão — Foto: Divulgação/CR Vasco da Gama
Quinze anos após se aposentar dos gramados, Dinamite foi eleito presidente do clube em 2008. Embora tenha enfrentado o primeiro rebaixamento na história do Vasco, em 2009 ele levou o time de volta à Série A, conquistando o título no mesmo ano. A Copa do Brasil de 2011 foi o último troféu do clube em nível nacional, antes de um novo rebaixamento em 2013, meses antes do término do seu mandato.
Apesar das turbulências, a devoção por Roberto Dinamite permaneceu inabalável. Em outubro de 2021, uma campanha de financiamento coletivo arrecadou R$ 190 mil para erguer sua estátua em São Januário, inaugurada em 28 de abril de 2022 em uma cerimônia grandiosa.
A celebração deste sábado, dois anos após o falecimento de Dinamite, reafirma a forte conexão entre ele, o Vasco e São Januário, que continua viva na memória dos torcedores.
Fonte: ge