Confira a situação do Independiente Del Valle, o oponente do Vasco nos playoffs da Sul-Americana.

Descubra como o Independiente Del Valle se prepara para enfrentar o Vasco nos playoffs da Sul-Americana! Tensão no ar!

O Vasco já sabe quem será seu adversário nos playoffs da Copa Sul-Americana: o Independiente del Valle, do Equador. O time equatoriano terminou em terceiro lugar no Grupo B da Libertadores e foi eliminado. A primeira partida ocorrerá em Quito, enquanto o jogo de volta será no estádio do Vasco.

Os playoffs acontecerão nas semanas de 16 e 23 de julho, logo após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes.

Com uma rápida ascensão no futebol sul-americano, o Independiente del Valle ganhou a fama de “matador de gigantes” nos últimos anos e fará sua primeira partida contra o Vasco. Mas como vem se preparando o adversário equatoriano para esse confronto decisivo?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Equipe do Independiente del Valle na CONMEBOL Libertadores 2025 — Foto: Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty ImagesEquipe do Independiente del Valle na CONMEBOL Libertadores 2025 — Foto: Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images

Campanha na Libertadores

O Independiente del Valle enfrentou um grupo complicado na Libertadores, que incluía River Plate (Argentina), Barcelona de Guayaquil (Equador) e Universitário (Peru). O time somou oito pontos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

Na sua estreia, perdeu para o Barcelona por 1 a 0, depois conseguiu uma vitória mínima sobre o Universitário. O primeiro turno da fase de grupos foi encerrado com um empate de 2 a 2 contra o River Plate em Guayaquil.

No segundo turno, o desempenho foi semelhante, com mais quatro pontos conquistados. O time empatou com o Universitário, sofreu uma derrota pesada de 6 a 2 para o River Plate, e, em seu último jogo, venceu o Barcelona por 2 a 1. No entanto, como o Universitário empatou com o River, o Del Valle terminou em terceiro lugar devido ao saldo de gols.

O Independiente já participou da Libertadores em dez edições e agora se prepara para sua sétima participação na Copa Sul-Americana. Em 2024, também ficou em terceiro na fase de grupos da Libertadores e avançou para os playoffs da Sul-Americana, sendo eliminado pelo Boca Juniors.

Atual momento

O Del Valle garantiu sua vaga na Libertadores de 2025 ao terminar a primeira fase do Campeonato Equatoriano em primeiro lugar. Na final do torneio, ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pela LDU.

Na temporada atual, o time está na liderança do campeonato local, acumulando 30 pontos em 14 jogos, com nove vitórias, três empates e duas derrotas. Na fase de grupos da Libertadores, o Del Valle encerrou a participação com oito pontos em seis partidas.

Ascensão meteórica

Nos últimos anos, o Independiente del Valle vem se destacando no futebol sul-americano, recebendo o título de “El mata gigantes”. Desde 2019, conquistou três títulos importantes: duas Copas Sul-Americanas (2019 e 2022) e uma Recopa Sul-Americana (2023).

Independiente del Valle venceu o Flamengo na final da Recopa Sul-Americana — Foto: REUTERS/Sergio MoraesIndependiente del Valle venceu o Flamengo na final da Recopa Sul-Americana — Foto: REUTERS/Sergio Moraes

A trajetória do clube também inclui um vice-campeonato na Libertadores em 2016, quando perdeu para o Atlético Nacional. Apesar de ter sido eliminado da Recopa em 2020 pelo Flamengo, deu a volta por cima e venceu o Rubro-Negro em 2023 nos pênaltis, levantando o troféu no Maracanã.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com uma estrutura sólida, time B na segunda divisão e um novo estádio, o Independiente del Valle tem revelado grandes talentos. Jogadores como Moisés Caicedo (Chelsea), Hincapié (Bayer Leverkusen) e Gonzalo Plata (Flamengo) são exemplos desse sucesso recente.

Moisés Caicedo nos tempos de Independiente del Valle — Foto: ReproduçãoMoisés Caicedo nos tempos de Independiente del Valle — Foto: Reprodução

Destaques do time

O principal artilheiro da equipe nesta temporada é Claudio Spinelli, com nove gols. Ele marcou quatro vezes na Libertadores e tem sido fundamental para o ataque do Del Valle, participando de 20 partidas em 2025.

O elenco conta com jogadores conhecidos no Brasil, especialmente no meio-campo. Júnior Sornoza, atual camisa 10 do time, teve passagens por Fluminense e Corinthians. Juan Cazares, que atuou em vários clubes brasileiros, é mais conhecido por sua passagem no Atlético-MG. Jhegson Méndez, volante da seleção equatoriana, teve uma breve ligação com o São Paulo em 2023.

Junior Sornoza atua no Independiente del Valle — Foto: ReproduçãoJunior Sornoza atua no Independiente del Valle — Foto: Reprodução

Altitude de Quito

O estádio do Del Valle, Banco Guayaquil, localizada em Sangolquí, na região metropolitana de Quito, está a 2.850 metros de altitude. Com capacidade para 12 mil torcedores, é o primeiro estádio do Equador a ter naming rights e foi inaugurado em março de 2021.

Independiente del Valle x Palmeiras, estádio Banco Guayaquil — Foto: Thiago FerriIndependiente del Valle x Palmeiras, estádio Banco Guayaquil — Foto: Thiago Ferri

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.