Confira as alternativas de Rafael Paiva para substituir David no time principal do Vasco.

O Vasco se deparou com uma questão complicada de última hora antes de encarar o Atlético-MG nesta quarta-feira, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil: como montar a equipe sem o David? O atacante sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho durante o empate contra o Cruzeiro, no domingo, e não vestirá mais a camisa até o fim da temporada.

David era titular na ponta esquerda do ataque, acumulando sete gols e quatro assistências ao longo da temporada. Com a recuperação prevista para um período entre oito a 10 meses após uma ruptura do LCA, seu retorno deve ocorrer somente no segundo semestre do próximo ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após o duelo com o Cruzeiro, a delegação do Vasco ficou em Belo Horizonte e utiliza as instalações do clube celeste para se preparar para o confronto desta quarta. Rafael Paiva comandou um treino leve na Toca da Raposa na segunda-feira e irá realizar a última atividade antes do jogo nesta terça-feira.

Então, como será a escalação do Vasco sem David? O ge listou as principais opções disponíveis. Confira:

Jean David

A alternativa mais óbvia seria escalar um jogador da mesma posição. Nesse sentido, Jean David se apresenta como uma boa escolha.

O chileno foi convocado por Paiva para substituir David na partida contra o Cruzeiro, logo após a lesão. Ele entrou em campo aos 13 minutos do primeiro tempo, jogou até os 37 do segundo tempo e teve um desempenho positivo. Foi a sua primeira aparição na ponta esquerda, posição que ele prefere jogar.

Jean David, do Vasco, em ação contra o Cruzeiro — Foto: Matheus Lima/VascoJean David, do Vasco, em ação contra o Cruzeiro — Foto: Matheus Lima/Vasco

Rayan, de 18 anos, seria outra opção, mas está fora do jogo desta quarta-feira por conta de uma suspensão decorrente da expulsão no segundo jogo das quartas frente ao Athletico.

Dobra de laterais

Essa é uma estratégia que Rafael Paiva já utilizou em outras ocasiões da temporada.

Nesse cenário, Leandrinho ou Puma Rodríguez poderiam atuar como laterais, sendo que um deles jogaria como ponta. Se o treinador optar pela dobra no lado direito (ou seja, escalar Paulo Henrique e Puma), Emerson Rodríguez pode se deslocar para a ponta esquerda. Do outro lado, Paiva pode até colocar Lucas Piton mais avançado e começar com Victor Luís na lateral.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Puma Rodríguez, do Vasco, em ação contra o Cruzeiro — Foto: Matheus Lima/VascoPuma Rodríguez, do Vasco, em ação contra o Cruzeiro — Foto: Matheus Lima/Vasco

Puma já disputou 20 partidas na temporada, balançou as redes uma vez e deu três assistências. Já o jovem Leandrinho, com 19 anos, atuou em 14 jogos, marcou dois gols e teve uma assistência.

Maxime Dominguez

Por último, Paiva tem a opção de escalar o suíço Maxime Dominguez, recém-chegado ao clube.

O jogador de 28 anos é um meio-campista de origem, mas já jogou diversas vezes como ponta e afirmou que se sente à vontade nessa posição. Maxime vem treinando forte e deve ganhar cada vez mais minutos em campo, embora ainda não tenha sido titular.

Seu único jogo até agora foi na derrota para o Palmeiras, onde entrou aos 43 minutos do segundo tempo.

Maxime Dominguez, meia suíço do Vasco — Foto: Matheus Lima/VascoMaxime Dominguez, meia suíço do Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.