Rayan renovou seu contrato com o Vasco até 2028, após uma longa negociação que começou em julho. Ambas as partes ficaram satisfeitas, especialmente agora que o jogador vive um momento brilhante em sua carreira. Com essa renovação, o clube se resguarda contra o assédio que provavelmente enfrentará na próxima janela de transferências.
O novo contrato estabelece uma multa rescisória de 80 milhões de euros, cerca de R$ 500 milhões. Com essa cláusula, o Vasco se sente seguro e só considerará propostas que sejam financeiramente vantajosas tanto para o clube quanto para o atleta, eliminando o temor de uma venda imediata por um valor inferior.
Rayan comemora gol do Vasco sobre o Internacional — Foto: André Durão / ge
O percentual dos direitos econômicos de Rayan em uma futura venda também varia com base no valor da negociação. Após as partilhas, tanto o Vasco quanto o jogador chegaram a um consenso que agradou a ambos.
Além disso, Rayan teve uma significativa valorização salarial, tornando-se um dos atletas mais bem pagos do elenco, o que reflete seu papel como destaque da equipe. O contrato inclui bônus por desempenho em campo, como uma possível convocação para a seleção brasileira, uma vez que o jogador está sendo observado por Carlo Ancelotti.
A longa relação entre o Vasco e Rayan contribuiu para um desfecho positivo nas negociações. Admar Lopes e Pedrinho desempenharam papéis fundamentais nas conversas com os representantes do jogador, enquanto Felipe também teve sua importância nas discussões com Valkmar, pai de Rayan. A amizade entre eles se estende desde a época em que o pai do atacante jogou no clube, no final dos anos 90.
Rayan e família em São Januário — Foto: Matheus Lima/Vasco
Essa boa relação será benéfica em uma futura venda. Tanto Valkmar quanto Rayan querem evitar uma saída gratuita no final da temporada, quando o contrato do jogador previa o fim em 2025. O Vasco só considerará propostas que façam sentido para o atleta e seu sonho de atuar em grandes ligas europeias.
Rayan expressou sua ambição em jogar na Europa, buscando construir uma carreira sólida antes de voltar ao Vasco. Em entrevista ao ge, ele afirmou: “Quero fazer meu nome na Europa e depois voltar ao Vasco e continuar minha história”.
2025 era o ano de Rayan
Embora não se saiba o valor exato, o Vasco já planejava valorizar Rayan nesta temporada, visto que ele sempre foi considerado um jogador promissor. A direção do clube não contratou um atacante reserva com a expectativa de que Rayan brilhasse.
Uma das metas do clube era valorizar o jogador em 2025, ano em que ele disputaria sua primeira competição internacional e a Copa do Mundo Sub-20. Apesar de o desempenho do Vasco na Sul-Americana não ter sido o esperado, isso não impactou Rayan, que se destacou após a chegada do técnico Diniz.
O atacante rapidamente se tornou a referência da equipe, com atuações memoráveis, que culminaram em seu reconhecimento como a revelação do Campeonato Brasileiro. Entretanto, ainda há uma expectativa maior quanto ao potencial de Rayan, que está longe de se esgotar.
Papel de Diniz
Sob a gestão de Diniz, Rayan se tornou o artilheiro do Vasco, contabilizando 17 gols, em comparação a 12 gols de Vegetti. O técnico, ao chegar, ressaltou que o jogador era essencial para a equipe, e que qualquer proposta de venda seria por um valor substancial.
Diniz afirmou: “O Rayan é imperdível. Vender agora seria um erro, pois seu valor só tende a aumentar. Temos que encontrar alternativas se ele sair”.
Caso o Vasco considerasse iniciar negociações, o preço mínimo estipulado seria R$ 100 milhões, embora atualmente seja difícil estimar seu valor de mercado. A expectativa é que a próxima janela de transferências seja mais favorável para uma negociação do que a janela de janeiro.
Atualmente, Rayan possui um papel central no Vasco, tanto que a Nike o escolheu como o rosto da nova campanha da fornecedora esportiva do clube.
Rayan ingressou no Vasco aos seis anos e passou por todas as categorias de base, sempre se destacando. Ele foi promovido ao time profissional em 2023, tornando-se o jogador mais jovem do século XXI a estrear.
Para marcar a renovação do contrato, o clube fez um resgate de fotos do jogador quando criança, em um momento especial ao lado de seus pais, simbolizando a conexão que desenvolveu com o clube ao longo dos anos.
Fonte: ge
Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.