O aguardado duelo entre Vasco e Botafogo, programado para este domingo, contará com uma fase de testes do sistema de reconhecimento facial no Estádio Mané Garrincha. O jogo começará às 18h30, e os ingressos, com preços a partir de R$ 89, já estão disponíveis para compra.
Estádio Mané Garrincha, em Brasília — Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A implementação do sistema de reconhecimento facial no principal estádio do Distrito Federal, que comporta até 70 mil torcedores, está alinhada a uma diretriz da Lei Geral do Esporte. Essa norma exige que estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas utilizem tal tecnologia para segurança.
— Este é o resultado de um extenso trabalho realizado nos últimos meses visando garantir a segurança em grandes eventos e partidas de futebol na região — declarou o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo.
O sistema de reconhecimento facial já foi testado em outras partidas no Mané Garrincha, mas no confronto entre Vasco e Botafogo, haverá novas implementações.
Não é a primeira vez que biometria facial é utilizada em um estádio do DF. Em fevereiro, no Estádio Abadião, o Ceilândia implementou o sistema durante um jogo da Copa do Brasil contra o Coritiba. Na ocasião, os torcedores cadastravam sua biometria previamente e podiam acessar o estádio após a confirmação nas catracas biométricas, eliminando a necessidade de apresentação de ingresso físico.
Fonte: ge