A Conmebol anunciou nesta quarta-feira uma alteração significativa na operação do VAR durante os jogos. A partir de agora, a consulta dos árbitros ao sistema de vídeo não será mais realizada ao lado do banco de reservas, mas sim do lado oposto, proporcionando um ambiente mais tranquilo para que os árbitros tomem decisões. Essa mudança será implementada nas competições da Libertadores e da Sul-Americana em 2025.
VAR na Sul-Americana 2025 — Foto: Reprodução
– Com a mudança da Área de Revisão de Arbitragem (RAA), buscamos proporcionar melhores condições de trabalho para a equipe de arbitragem, para que possam tomar suas decisões com a maior serenidade e imparcialidade, em conformidade com as Regras Claras, uma das políticas mais relevantes da Conmebol – comentou Enrique Cáceres, presidente do Comitê de Árbitros da organização.
Testes foram realizados nesta terça-feira em três jogos dos playoffs da Copa Sul-Americana: Central Córdoba 0x0 Cerro Largo, Bahia 0x0 América de Cali e Independiente de Valle 4×0 Vasco da Gama.
– Esta modificação será implementada onde permitido pelo protocolo do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) e levando em conta a infraestrutura do estádio. A alteração consiste na instalação do RAA no lado oposto dos bancos de reservas, em uma área com menos movimentação e presença de comissão técnica e jogadores durante o jogo – afirmou a Conmebol.
Na quarta-feira, três partidas ocorrerão pelos playoffs da Sul-Americana: Bolívar x Palestino, Alianza Lima x Grêmio e San Antonio Bulo-Bulo x Once Caldas. Na quinta-feira, Universidad de Chile x Guaraní e Atlético Bucaramanga x Atlético-MG encerram os jogos de ida.
Fonte: ge