Conselho da reforma de São Januário discute a opção de ampliar a linha do VLT até o estádio.

Projeto pode facilitar acesso ao estádio e transformar experiência dos torcedores vascaínos em dias de jogo.

O Conselho Consultivo encarregado da reforma de São Januário se reuniu na manhã desta terça-feira, na Sede Náutica da Lagoa, para discutir as intervenções planejadas no entorno do novo estádio do Vasco.

Os conselheiros manifestaram a possibilidade de estender a linha do VLT até o novo estádio, o que facilitaria a chegada e o escoamento dos torcedores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A prefeitura do Rio de Janeiro já projeta a extensão do VLT até o bairro de São Cristóvão, com uma estação localizada aproximadamente entre 900 metros e 1 quilômetro de São Januário. A proposta do Conselho, que conta com a participação do secretário municipal de Esportes Guilherme Schleder, é aproximar essa linha para cerca de 400 metros.

Renato Brito, 2º vice-presidente do Vasco, declarou: “Iniciamos conversas sobre algumas intervenções, como a duplicação da Avenida Roberto Dinamite e, principalmente, o projeto do VLT. Foi informado que há a possibilidade de o VLT chegar perto de São Januário, a aproximadamente 900m a 1 quilômetro. A prefeitura se mostrou disposta a considerar a viabilidade de trazer a última estação do VLT mais próxima ao estádio.”

Trilha marcada em amarelo no mapa. Linha amarela é o projeto de extensão da linha do VLT da prefeitura. O tracejado é a proposta feita pelo Conselho — Foto: ge

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Vasco também se colocou à disposição para alocar parte dos 6% da verba do potencial construtivo para essa intervenção. “Foi uma conversa inicial, mas, se o Vasco e a prefeitura obtiverem esse esforço conjunto para ter uma estação mais próxima, será fundamental para o fluxo de pessoas no novo estádio”, acrescentou o dirigente do Vasco.

A extensão do VLT até São Januário foi sugerida anteriormente pelo vereador Pedro Duarte, membro da Câmara e do Conselho Consultivo. Uma nova reunião, que contará com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio, Osmar Lima, está prevista para as próximas semanas.

Durante o encontro, também foi mencionada a importância de estabelecer um programa de habitação para a Barreira do Vasco, semelhante ao que está sendo implementado na Comunidade do Aço, em Santa Cruz, embora, no momento, seja apenas uma ideia.

Estádio do Vasco da Gama, vista aérea estilizada. Projeto de reforma de São Januário, estádio do Vasco — Foto: Projeto: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias
Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.