Em um momento crítico e sob pressão para obter resultados, o Vasco enfrenta o Bahia neste domingo, na Arena Fonte Nova, levando consigo o peso de quatro derrotas consecutivas. O objetivo do técnico Fernando Diniz em Salvador é evitar que essa sequência indesejada aumente, pois uma nova derrota igualaria uma situação que ocorreu raras vezes na história do clube no Campeonato Brasileiro.
Recentemente, o Vasco perdeu para São Paulo, Botafogo, Juventude e Grêmio, o que resultou na saída do time da disputa por uma vaga na Libertadores do próximo ano e na queda para a 13ª posição na tabela, somando 42 pontos.
Lucas Piton em ação pelo Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Ao longo de sua história na era dos pontos corridos, desde 2003, o Vasco já enfrentou cinco sequências de derrotas consecutivas. Dentre elas, três ocorreram em temporadas de rebaixamento: 2008, 2015 e 2020.
A mais recente sequência negativa foi em 2023, quando o Vasco iniciou o Campeonato Brasileiro com o pior desempenho de sua história, sofrendo seis derrotas entre maio e junho. Após a sexta derrota, por 1 a 0 para o Goiás em São Januário, o técnico Maurício Barbieri foi dispensado.
Confira as piores sequências de derrotas do Vasco na Série A:
- 2008 – 6 derrotas (Grêmio, Cruzeiro, Náutico, Palmeiras, Ipatinga e Figueirense)
- 2012 – 6 derrotas (São Paulo, Santos, Botafogo, Inter, Corinthians e Sport)
- 2015 – 6 derrotas (Santos, Coritiba, Goiás, Figueirense, Inter e Atlético-MG)
- 2020 – 5 derrotas (Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Inter e Corinthians)
- 2023 – 6 derrotas (Santos, São Paulo, Fortaleza, Flamengo, Inter e Goiás)
O embate entre Bahia e Vasco ocorre neste domingo, às 16h (de Brasília), com transmissão pela TV Globo, ge TV e Premiere.







