Copa do Brasil: a partir de 2026, os dois finalistas garantirão vaga na Libertadores.

Conselho Técnico da Série A define mudanças no futebol brasileiro - Foto: Rafael Ribeiro / CBFConselho Técnico da Série A define mudanças no futebol brasileiro – Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A partir de 2026, a Copa do Brasil oferecerá duas vagas para a Libertadores. A decisão foi revelada no Conselho Técnico da Série A, realizado na CBF, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. Atualmente, o Campeonato Brasileiro classifica seis clubes para a competição continental, sendo quatro de forma direta e dois indiretamente, enquanto apenas o campeão da Copa do Brasil garante uma vaga na fase de grupos da Libertadores.

Em 2024, essa nova regra entrará em vigor. A CBF ainda está deliberando se a segunda vaga atribuída à Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta ( pré-Libertadores). Além disso, está sendo avaliado o que acontecerá se o campeão e o vice da Copa do Brasil já forem classificados para a Libertadores através do Brasileirão.

Este foi o primeiro Conselho Técnico da nova gestão da CBF e foi realizado excepcionalmente em dezembro, devido ao início antecipado do Brasileirão 2026, que ocorrerá em janeiro, em função da Copa do Mundo programada para o meio do ano.

Fonte: CBF


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.