Corinthians e Vasco irão decidir o título da Copa do Brasil na próxima semana. Após eliminarem Cruzeiro e Fluminense, respectivamente, nos pênaltis neste domingo (14), os times paulistas e cariocas se reencontrarão em um confronto que não ocorre em mata-mata há 13 anos.
Na história do clássico interestadual, os clubes se enfrentaram em cinco torneios eliminatórios, com o Corinthians mantendo uma invencibilidade impressionante: venceu todos os confrontos, incluindo a memorável final do Mundial de Clubes em 2000.
Há 25 anos, corintianos e vascaínos disputaram o título da primeira edição do Mundial organizado pela FIFA. Em um Maracanã repleto, o vilão Edmundo errou a última cobrança de pênalti do Vasco, chutando para fora, e concedeu o troféu ao Timão de Marcelinho Carioca e sua equipe.
Essa foi a única final entre os clubes, que também se enfrentaram em quatro outros mata-matas: semifinal da Copa do Brasil de 1995, segunda fase da CONMEBOL Sul-Americana de 2006, semifinal da Copa do Brasil de 2009 e quartas de final da Copa do Brasil de 2012.
Este sexto capítulo da rivalidade colocará à prova o aproveitamento cem por cento do Corinthians, que busca conquistar seu segundo título na temporada, ao mesmo tempo que oferece ao Vasco a oportunidade de ser campeão pela primeira vez desde 2016 e quebrar a sequência de derrotas para o rival.
A primeira partida ocorrerá na quarta-feira (17), na Neo Química Arena, em São Paulo. Quatro dias depois, no domingo (21), o Maracanã será o palco do confronto decisivo, no Rio de Janeiro.
Diego Souza, do Vasco, disputa bola com Jorge Henrique, do Corinthians, em duelo no Pacaembu, pela Libertadores de 2012 – Foto: Nelson Almeida/Getty Images
Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.