Os impactos das alterações climáticas em nosso planeta estão entre os desafios mais prementes da atualidade. O Campeonato Brasileiro de 2024 serve como pano de fundo para essa discussão: a presença de um cosmonauta nos estádios tem causado discussão nas redes sociais.
Trata-se de uma ação da CBF em parceria com o sportv/Premiere, produzida pela empresa Square Pixel com consultoria criativa da White Rabbit.
Em algumas partidas do Brasileirão, um personagem fantasiado de cosmonauta chamou a atenção dos telespectadores do sportv/Premiere com a mensagem: “Preservem o planeta Terra. Só aqui tem futebol.”
A primeira aparição desse torcedor peculiar ocorreu no jogo entre Vasco e Fortaleza, realizado em São Januário, em 3 de julho. A equipe de transmissão destacou a presença inusitada do cosmonauta, e rapidamente a cena se tornou viral nas redes sociais, sendo compartilhada por perfis de clubes, torcedores e diversos canais.
O cosmonauta continuou marcando presença em outras partidas, sempre segurando o mesmo cartaz e ampliando a discussão sobre a importância de cuidarmos do nosso clima. Em 17 de julho, durante o confronto entre São Paulo e Grêmio no Morumbi, o mistério foi finalmente desvendado.
Entrevistado pela repórter do sportv Denise Thomaz Bastos, o cosmonauta revelou sua identidade: o ex-meio-campista Amaral, jogador que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira e é uma das figuras mais carismáticas do futebol nacional.
Amaral revelou que foi convidado pela CBF e pelo sportv/Premiere para promover a conscientização ambiental entre os fãs do Brasileirão 2024. Sua participação como cosmonauta tem o intuito de alertar para a gravidade das alterações climáticas e incentivar ações para combater esse problema global.
Com uma trajetória marcada pelo carisma e espírito de equipe, Amaral foi para as arquibancadas engajar os torcedores na defesa do meio ambiente.
– O futebol é um elemento de conexão entre os brasileiros e possui grande potencial como plataforma de conscientização em nosso país. Estar engajado na luta contra a crise climática é uma prioridade para nós, e sempre apoiaremos iniciativas criativas como essa que buscam um mundo melhor – afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
A ação também convida o público a participar do leilão “Doe Gols”, cujo objetivo é arrecadar fundos para auxiliar as vítimas de tragédias ambientais. O vídeo já está disponível nos canais sportv, Premiere, no ge e nas redes sociais.
– A recente tragédia no Rio Grande do Sul demonstra os desafios que enfrentamos em relação à crise climática. Acreditamos no poder do esporte como agente de mudança e sensibilização. Por isso, decidimos unir esforços com a CBF, nossa parceira no cenário do futebol brasileiro, para apoiar essa iniciativa criativa, que também tem o objetivo de ajudar aqueles que mais necessitam neste momento – afirmou Eduardo Gabbay, Diretor de Canais de Esporte da Globo.
Fonte: ge