O meio-campista Philippe Coutinho está de volta ao futebol brasileiro! Após mais de uma década atuando no exterior, Coutinho, de 32 anos, foi anunciado como reforço do Vasco para a temporada de 2024. O jogador, que estava no Al Duhail, do Qatar, assinou contrato de empréstimo com o Aston Villa, clube que ainda detém seus direitos, por um ano, conforme informou a ESPN.
Ao retornar, Coutinho vestirá a camisa número 11. Sua apresentação ocorreu às 11h11 desta quarta-feira, com um vídeo que retratou sua trajetória no clube desde a infância até agora. Durante a divulgação, foram destacadas palavras como ‘gratidão, idolatria, respeito e alegria’.
O acerto com o Vasco aconteceu durante as férias de Coutinho no Brasil, no final de maio, quando as negociações se intensificaram e o acordo foi finalizado.
Segundo apuração da ESPN, o Vasco arcará com integralidade do salário acordado com o jogador, em um contrato que foi confirmado no início desta semana, após detalhes serem concluídos.
Natural de São Januário, Coutinho passou brevemente pelo Vasco no início de sua carreira, antes mesmo de completar 18 anos e ser transferido para a Inter de Milão, em uma negociação que o levou para a Europa.
No clube carioca, o meio-campista foi promovido ao time profissional em 2009, ano em que conquistou a Série B. Permaneceu até 2010, quando seguiu para o futebol europeu, com 43 jogos, 5 gols e 2 assistências pelo Vasco.
Passagem de Coutinho pelo exterior e pela seleção brasileira
No futebol europeu, Coutinho demorou para se destacar na Inter de Milão, sendo emprestado ao Espanyol em 2012, onde começou a mostrar seu potencial.
Em 2013, o meio-campista se transferiu para o Liverpool, clube onde teve grande destaque até 2018, sendo um dos principais jogadores da equipe na Premier League durante esse período.
Sua trajetória seguinte foi no Barcelona, em uma transferência de destaque, mas que acabou não se concretizando como esperado. Com passagens por empréstimo no Bayern de Munique e Aston Villa, Coutinho recuperou o bom futebol na elite do campeonato inglês.
O jogador conquistou títulos importantes, como a Champions League em 2020, além de La Liga, Copa do Rei, Bundesliga, entre outros.
Pela seleção brasileira, Coutinho participou da Copa do Mundo de 2018 e foi campeão da Copa América em 2019.
Próximos jogos do Vasco:
Corinthians (C) – 10/07, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Atlético-GO (F) – 17/07, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Atlético-MG (F) – 21/07, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Fonte: ESPN Brasil