O senador alega que Claus e Daiane foram designados como equipe de arbitragem em 11 dos 38 jogos do Campeonato Brasileiro de 2023. Conforme os argumentos apresentados, outras duplas teriam atuado juntas em no máximo três partidas.
“É evidente que essa grande quantidade de aparições da dupla causa suspeitas e os expõe desnecessariamente. Afinal, é claro que o risco de erro aumenta proporcionalmente ao número de atuações”, afirma o parecer.
Após a aprovação dos senadores na reunião desta quarta-feira, serão marcadas as datas dos depoimentos e os convites serão enviados aos envolvidos.
Veja os jogos em que Claus e Daiane atuaram juntos:
Atlético-MG 1 x 2 Vasco (15/04)
Atlético-MG 2 x 0 Internacional (13/05)
Botafogo 1 x 2 Flamengo (02/09)
Vasco 4 x 2 Fluminense (16/09)
Fortaleza 1 x 1 Grêmio (30/09)
Goiás 4 x 6 Bahia (07/10)
Flamengo 1 x 0 Vasco (22/10)
Palmeiras 5 x 0 São Paulo (25/10)
Bragantino 1 x 0 Corinthians (05/11)
Atlético-PR 1 x 1 Fortaleza (08/11)
Santos 0 x 0 São Paulo (12/11)
O documento, assinado por Kajuru e pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), ainda menciona que a dupla “infelizmente” se envolveu em lances controversos em algumas dessas partidas de 2023, bem como em um clássico do Campeonato Paulista de 2024.
São eles: o gol de Bruno Henrique na vitória sobre o Botafogo por 2 a 1, o gol de Praxedes na vitória do Vasco por 4 x 2 sobre o Fluminense e o gol de Endrick no empate do Palmeiras em 2 a 2 com o Corinthians, já nesta temporada.
“Portanto, o depoimento de Sua Senhoria será crucial para que esta CPI obtenha informações detalhadas sobre a definição da escala de juízes, assim como o funcionamento do sistema de comunicação de VAR”, destaca o documento.
Além dos jogos mencionados, um outro confronto em que os juízes atuaram juntos e foi citado por John Textor nas últimas semanas foi a goleada do Palmeiras por 5 a 0 sobre o São Paulo, no Allianz Parque.
Nesta terça-feira, o Botafogo enviou um pedido à CBF solicitando que Raphael Claus não apite o clássico deste domingo, quando o alvinegro enfrentará o Flamengo. A informação foi divulgada pela coluna do Lauro Jardim.
Dentre os convocados pela CPI, destaca-se a presença da presidente do Palmeiras Leila Pereira, que prestará depoimento nas próximas semanas. Há a expectativa de que ela seja ouvida em 13 de maio.
Fonte: Agência O Globo
Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.