Antes de mais nada, Eganaldo está sendo monitorado pela Fiorentina, da Itália. O atacante, que ganhou destaque no Vasco da Gama, viu seu nome se tornar um dos mais comentados nas negociações nos últimos meses e deve deixar o Shakhtar Donetsk na próxima janela de transferências.
A Agência RTI Esporte confirmou que, no momento, não há propostas formais pelo jogador. Eganaldo ainda faz parte dos planos do Shakhtar Donetsk, mas a equipe ucraniana não deve complicar a saída do atacante, caso uma oferta atraente chegue à diretoria.
Em julho de 2023, o Shakhtar Donetsk adquiriu Eganaldo por 3,50 milhões de euros (equivalente a R$ 18,7 milhões na época), representando 70% dos direitos econômicos do jogador. O Vasco optou por manter 30% desses direitos, o que significa que o clube está atento à sua situação e espera receber uma compensação em uma futura transferência. O valor de venda do jogador ainda não foi estabelecido.
Atualmente, segundo o site Transfermarkt, que é especializado em transferências no futebol, Eganaldo possui um valor de mercado avaliado em 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 24,7 milhões na cotação atual). Para efeito de comparação, quando foi vendido ao Shakhtar em 2023 por 3,50 milhões de euros, seus direitos econômicos estavam avaliados em 900 mil euros.
Além dos 30% mantidos pelo Vasco, o clube também receberá uma parte do mecanismo de solidariedade da FIFA na próxima venda de Eganaldo. O Artsul, time que compete na terceira divisão do futebol carioca, também terá direito a compensações referentes à formação do jogador, visto que Eganaldo atuou pelo Artsul em 2022.
O que é mecanismo de solidariedade da Fifa
O mecanismo de solidariedade da FIFA estabelece que, ao haver uma transferência internacional de um jogador de forma definitiva ou por empréstimo com custo, até 5% do valor da negociação deve ser distribuído aos clubes em que o atleta tenha jogado entre os 12 e 23 anos. Este percentual é dividido de forma proporcional ao tempo que o jogador esteve registrado em cada clube.
Fonte: RTI Esporte

Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.