Não é comum que um time tenha dois laterais-direitos convocados para a Data Fifa. Na noite deste domingo, Paulo Henrique e Puma Rodríguez foram escolhidos para representar o Brasil e o Uruguai, respectivamente. Essa situação resultará na ausência da dupla no Vasco durante os próximos dez dias, até o dia 15 de outubro.
Paulo Henrique recebeu sua primeira convocação para a seleção brasileira. O técnico Carlo Ancelotti o chamou em virtude da lesão de Wesley, da Roma. Aos 29 anos, o lateral vinha sendo monitorado pela comissão técnica da Seleção e já figurava na pré-lista das últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com jogos contra Chile e Bolívia.
O momento de PH no Vasco é notável. Ele se destacou como um dos jogadores mais consistentes desde 2023 sob a direção de Fernando Diniz, aparecendo frequentemente nas ações ofensivas. Na última semana, marcou um gol contra o Cruzeiro e, neste domingo, deu uma assistência para Nuno e participou da jogada do segundo gol vascaíno, com um passe primoroso para Andrés Gómez.
O Brasil enfrentará a Coreia do Sul na próxima sexta-feira, às 8h (horário de Brasília), no Seul World Cup Stadium, e permanecerá na capital sul-coreana até domingo, quando segue para Tóquio. Na terça, dia 14, a Seleção terá o Japão como adversário, às 7h30 (horário de Brasília), no Ajinomoto Stadium.
Por outro lado, Puma Rodríguez é uma presença constante na seleção uruguaia. O lateral, frequentemente convocado por Marcelo Bielsa, vem exibindo excelentes performances no Vasco. Mesmo atuando na lateral esquerda, ele teve boas atuações contra Flamengo, Cruzeiro e Bahia, demonstrando solidez defensiva e contribuindo ofensivamente, como no gol de cabeça que deu a vitória contra o Bahia.
O contrato de Puma Rodríguez se encerra em dezembro deste ano. De acordo com informações do ge, apesar de algumas discussões sobre renovação terem começado em janeiro, não houve progressos significativos nas negociações, deixando sua permanência como uma incógnita.
Embora o Vasco celebre as convocações de seus dois laterais, a situação traz algumas preocupações durante a Data Fifa. A ausência dos jogadores ao longo do período de treinos poderá impactar o time, e a dupla pode não estar disponível para a partida contra o Fortaleza, marcada para o dia 15.
PH deverá se juntar à seleção brasileira no dia 12 para o jogo contra o Japão, enquanto Puma Rodríguez estará com a seleção uruguaia no amistoso contra o Uzbequistão, na Malásia, no dia 13. Isso aumenta a probabilidade de que Paulinho, lateral da base do Vasco, seja testado nos treinos.
O zagueiro Carlos Cuesta, que também pode atuar como lateral-direito, é uma alternativa viável. Ele já desempenhou essa função no Galatasaray e deve retornar aos treinos nesta semana, após se recuperar de uma lesão na coxa que o afastou das partidas contra Palmeiras e Vitória. Além dele, Tchê Tchê, que já atuou na posição antes, poderá ser improvisado na lateral direita.
Fonte: ge