Daniel Fuzato assume o posto de Léo Jardim como goleiro titular do Vasco na partida contra o Mirassol, marcada para este sábado, às 18h30. O atleta, contratado no início do ano para ser o reserva imediato, terá a oportunidade de estrear como titular no Campeonato Brasileiro, um feito que nenhum outro concorrente de Jardim conseguiu nos dois últimos anos. Será a primeira vez na carreira de Fuzato como titular em um jogo dessa competição.
Léo Jardim foi titular em todos os jogos do Campeonato Brasileiro de 2023, 2024 e nas primeiras 15 partidas do Vasco em 2025, atuando durante todos os minutos até o último jogo, no qual foi expulso durante o empate por 1 a 1 contra o Internacional. Jardim, que nunca havia sido substituído, agora não estará disponível para a próxima rodada.
Fuzato, que já disputou três partidas pelo Vasco — duas como titular no Campeonato Carioca e uma entrada como reserva contra o Internacional —, recebe sua chance tão aguardada.
Início no Palmeiras
A trajetória de Fuzato começou no Palmeiras, onde ficou de 2016 a 2018, período no qual fez parte da conquista da Copa do Brasil em 2016. Apesar de sua passagem, nunca atuou pelo time principal.
Fernando Prass e Daniel Fuzato em treino do Palmeiras em 2017 — Foto: SE Palmeiras
Natural de Santa Bárbara d’Oeste, Fuzato ingressou no Palmeiras em 2010. Em 2018, aos 21 anos, foi vendido à Roma, onde assinou um contrato de quatro anos. Depois, jogou pelo Eibar na segunda divisão da Espanha.
Fuzato chegou ao Vasco em janeiro deste ano e sua primeira apresentação foi no Carioca, durante testes da comissão técnica. Sua participação no Brasileirão ocorreu na última rodada, onde entrou para substituir Nuno Moreira na posição de goleiro.
Campeão na Roma com Mourinho
Em sua primeira temporada na Roma, Fuzato foi convocado para todos os jogos da Liga Italiana, da Copa da Itália e da Liga dos Campeões, apesar de ter demorado dois anos para fazer sua estreia oficial, que aconteceu em uma vitória por 3 a 1 contra a Juventus em agosto de 2020.
Na temporada 2021/22, sob a liderança de José Mourinho, ele contribuiu na conquista da Liga Conferência, seu primeiro troféu na Europa, embora tenha participado apenas de oito partidas com a equipe, sendo seis delas na liga italiana.
Convocado por Tite
Daniel Fuzato possui várias convocações para as seleções olímpica e sub-20 do Brasil, tendo participado da preparação para o Sul-Americano de 2017 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
Em 2019, Fuzato foi convocado por Tite para a seleção principal, participando de amistosos contra a Argentina e o Japão.
Daniel Fuzato a serviço da seleção brasileira — Foto: Eurasia Sport Images
Fonte: ge