Na última segunda-feira, o Vasco celebrou a vitória de 2 a 0 sobre o Fluminense no Maracanã, válida pela 29ª rodada do Brasileirão, aproveitando a oportunidade para provocar o rival nas redes sociais. Os gols foram marcados por Rayan e Nuno Moreira, e logo após o apito final, o clube cruzmaltino fez questão de relembrar a passagem do Tricolor pela Série C em 1999.
A provocação iniciou-se ainda em campo, quando Rayan, autor do primeiro gol, fez um gesto com a mão que remetia à letra “C”, aludindo à terceira divisão. Esse ato não passou despercebido pelos torcedores, reacendendo as provocações entre os dois clubes, que já se prolongavam desde o primeiro turno da competição.
Poucos minutos após o jogo, o perfil oficial do Vasco compartilhou uma mensagem irônica que atualizava o histórico de confrontos contra o Fluminense. “Deixa só eu atualizar uma Coisa aqui”, escreveu o time, destacando a letra “C” com as cores tricolores. A publicação também incluía a contagem de vitórias sobre o rival, acompanhada da frase “156 e Contando”.
Deixa só eu atualizar uma 𝗖oisa aqui 😜💢#VascoDaGama pic.twitter.com/HwRCkfO6a4
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 21, 2025
“Revanche” do Vasco
A resposta do Vasco teve um caráter de revanche. No primeiro turno, quando o Fluminense saiu vitorioso, o clube tricolor havia provocado o rival com um vídeo antigo que mostrava o volante André, atualmente no Wolverhampton-ING, confundindo o nome de Rayan com “Valkmar”, uma homenagem que o atacante fez ao seu pai em 2024. A legenda daquela publicação dizia: “Famoso quem?”.

Rayan comemorando com “C” em vitória contra o Fluminense. (Foto: Jorge Rodrigues/ Agif/Gazeta Press)
“Rayan Vitor Simplício Rocha. Filho de Valkmar da Silva Rocha. Um amor passado de pai para filho. Uma história fincada na Barreira do Vasco. A representação de pertencimento que apenas o Club de Regatas Vasco da Gama possui”, afirmou o clube em suas redes sociais.
Situação das equipes
Com essa vitória, o Vasco atingiu 39 pontos, alcançando a oitava posição no Campeonato Brasileiro e ultrapassando o São Paulo. O Fluminense, com 41 pontos, permanece em sétimo, mas viu a diferença para o rival diminuir.
Rayan Vitor Simplício Rocha.
Filho de Valkmar da Silva Rocha.Um amor passado de pai para filho.
Uma história fincada na Barreira do Vasco.A representação de pertencimento que apenas o Club de Regatas Vasco da Gama possui. 💎💢 pic.twitter.com/mW29xIQuHR
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 21, 2025
Fonte: Gazeta Esportiva