O Vasco continua firmemente nas negociações com o Rennes, buscando um acordo para contratar Andrés Gómez por empréstimo, com a opção de compra obrigatória ao final de um ano.
O atacante colombiano seria uma resposta direta ao pedido da comissão técnica por um jogador rápido para o setor ofensivo, além de trazer um bom histórico de participações em gols. Essa contratação também pode representar o encerramento da longa busca do Vasco por um atacante de lado. Mas quem é Andrés Gómez? Vamos explorar um pouco da trajetória do jogador.
Carlos Andrés Gómez, do Rennes, da França — Foto: Reprodução
Millonarios e rumo ao sucesso
Andrés Gómez nasceu em Quibdó, Colômbia, e fez sua estreia profissional aos 19 anos pelo Millonarios, onde passou por todas as categorias de base. O seu primeiro jogo ocorreu em um empate de 1 a 1 com o Alianza FC, em 14 de novembro de 2021.
Na temporada de estreia, ele teve a experiência de conviver com Fredy Guarín, que estava se despedindo dos gramados, mas não chegou a jogar ao lado dele. No total, o atacante participou de oito partidas em seu primeiro ano como profissional.
Andrés Gómez nos tempos de Millonarios — Foto: Mundo Millos
O ano seguinte foi fundamental para sua carreira, pois se tornou titular absoluto sob o comando de Alberto Gamero e conquistou a Copa da Colômbia, com 49 jogos e 12 gols marcados.
O “Príncipe” na MLS
Em janeiro de 2023, Gómez se transferiu para o Real Salt Lake, nos Estados Unidos, em uma transferência recorde de 3,5 milhões de euros, tornando-se o quarto colombiano a jogar pelo clube.
Nesta nova etapa, ele se destacou, acumulando 30 participações diretas em gols em 65 partidas nas duas temporadas. Em 2024, teve seu melhor desempenho, com 13 gols em 25 jogos, terminando a liga nacional como o terceiro atacante com mais contribuições, atrás de Lionel Messi e Dennis Bouanga. Seu sucesso atraiu olhares europeus, levando à sua transferência para o Rennes por 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 65 milhões na época).
Andrés Gómez nos tempos de Real Salt Lake — Foto: Reprodução
Ao deixar o Salt Lake, o clube emitiu uma nota agradecendo ao “Príncipe”, ressaltando seu impacto e contribuições, destacando momentos difíceis em que sempre esteve presente para ajudar.
Seleção Colombiana
Ainda pelo Salt Lake, Andrés realizou o sonho de defender sua seleção. Sua estreia pela Colômbia ocorreu em um amistoso contra a Venezuela em 10 de dezembro de 2023. Até agora, ele soma quatro partidas pela seleção, incluindo duas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. A um ano do Mundial nos EUA, Gómez espera ter mais minutos na próxima temporada e vê o Brasil e o Vasco como uma oportunidade significativa.
Características do Jogador
Andrés Gómez é um ponta-direita, mas tem habilidade para atuar em ambos os lados do campo. Recentemente, tem jogado mais pelo lado direito, destacando-se pelo número de participações em gols, algo que Fernando Diniz valorizou em sua busca por novos reforços no ataque do Vasco.
Dificuldades na França
Apesar da expectativa em torno de sua chegada ao Rennes, Gómez enfrentou dificuldades de adaptação ao estilo de jogo francês. Em sua única temporada no clube, participou de 19 jogos, com apenas um como titular, marcando três gols e sem nenhuma assistência. No Campeonato Francês, atuou em 17 partidas, com tempo de jogo limitado, entrando na maioria das vezes no fim das partidas.
Andrés Gómez, atacante do Rennes — Foto: Reprodução
Agora, ele vê a mudança de clube como essencial para garantir sua presença na seleção colombiana e estar preparado para a Copa do Mundo. O Vasco retomou as negociações com o Rennes na semana passada, mesmo após uma recusa inicial pela proposta de empréstimo. O colombiano de 22 anos foi indicado pelo executivo Admar Lopes.
Fonte: ge