Descubra os motivos que levaram o Vasco a antecipar o término do contrato de Payet.

Dimitri Payet está prestes a deixar o Vasco. Conforme anunciado pelo CEO Carlos Amodeo na última segunda-feira, o clube está negociando com os representantes do jogador para uma rescisão imediata, antecipando o término de seu contrato, que originalmente iria até 31 de julho.

O desinteresse do Vasco em renovar o vínculo com Payet já era sabido. O clube havia iniciado conversas para discutir uma possível extensão no começo do ano, sob a condição de que o atleta aceitasse reduzir seu salário nos meses adicionais ao contrato. No entanto, as performances discretas do meia nas poucas partidas que disputou nesta temporada esfriaram qualquer possibilidade dessa negociação avançar.

Neste ano, Payet participou de 17 partidas, sendo apenas quatro como titular. Ele contribuiu com três assistências, mas não marcou gols. O jogador não entra em campo desde 15 de abril, pois está em recuperação de uma lesão no joelho e, recentemente, foi liberado dos treinos para viajar à França “por questões particulares”.

Payet em ação pelo Vasco — Foto: Richard Callis/Sports Press Photo/Getty ImagesPayet em ação pelo Vasco — Foto: Richard Callis/Sports Press Photo/Getty Images

No Vasco, a percepção desde o início da temporada é de que Payet não entrega em campo o valor proporcional ao que recebe: ele possui o segundo maior salário do elenco (ficando atrás apenas de Philippe Coutinho) e recebe em torno de R$ 1,3 milhão por mês. A discussão sobre a rescisão do contrato do meia já estava em pauta interna no clube desde o final do ano passado.

Com a antecipação da saída, o Vasco evita a obrigação de pagar pelo menos um mês do alto salário do jogador, além de abrir espaço na folha salarial em vista da próxima janela de transferências. Amodeo reforçou o desejo de “encerrar este ciclo da melhor forma possível”, sem conflitos legais.

A diretoria tomou decisões parecidas recentemente com Souza e Manuel Capasso, que não estavam nos planos da comissão técnica e tiveram seus contratos encerrados antecipadamente para liberar espaço na folha salarial.

A partida contra o São Paulo, após a Data Fifa, em 12 de junho, deve ser a última chance de Payet vestir a camisa do Vasco. Com a pausa no calendário para a Copa do Mundo de Clubes, o clube terá apenas mais seis jogos antes do término do contrato do jogador.

– Vamos ter uma parada agora, de 12 a 12 do mês subsequente. O contrato dele vence 15 dias depois do retorno da competição – lembrou Carlos Amodeo.

Os últimos gols que Payet marcou pelo Vasco foram na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, em outubro do ano passado, durante o segundo turno do Brasileirão, em São Januário. Confira como foi:

Vasco 3 x 2 Bahia | Gols | 31ª rodada | Brasileirão 2024

Contratado em 2023, Payet participou de 75 jogos com a camisa do Vasco, marcando sete gols e realizando 12 assistências.
Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.